Jorge Jesus: "Libertadores é o troféu mais importante da minha carreira"
Flamengo conquistou a Taça Libertadores após vencer o River (2-1).

© Reuters

Desporto Libertadores
O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Libertadores após derrotar o River Plate (2-1), na final disputada em Lima, no Peru. Confira todas reações a este triunfo da equipa de Jorge Jesus.
A reação de Jorge Jesus
"Sim, é o troféu mais importante da minha carreira. Está como a Champions na Europa. Esta final foi transmitida para milhões de pessoas, que perceberam a qualidades destas duas grandes equipas, qualquer uma poderia ter vencido o jogo.
Os adeptos do Flamengo são impressionantes, não há ninguém no mundo com adeptos como estes. Eles precisavam de transportar isto para títulos. O Flamengo é o melhor do mundo em adeptos, mas não em títulos.
O título de campeão brasileiro, para mim, é tão importante como este da Libertadores. Felizmente, virámos o resultado porque acreditámos nisso. Estou muito feliz.
Uma palavra para Portugal: o Flamengo é uma grande paixão agora em Portugal e milhões de portugueses estavam a torcer por nós. Para eles, um grande beijo. Tenho muito orgulho em ser português.
Dedico a vitória aos meus amigos e ao povo português, que me acarinhou muito nesta minha caminhada no Flamengo.
Mundial de Clubes? Tínhamos em mente três troféus. A Libertadores deu-nos o bilhete para o Mundial de Clubes. Acredito que podemos estar na final, mas, primeiro, há que conquistar o campeonato brasileiro, um campeonato muito forte e emocionante, que estamos perto de conquistar.
Continuar no Flamengo? Apostei em vir para o Brasil porque sei que poderia vencer a Libertadores, um troféu muito importante para qualquer equipa e clube. Champions? Só a podes ganhar se estiveres numa das quatro ou cinco equipas que lutam pelo título, se não esquece. Agora, o mais importante para mim é a forma como estes adeptos me acarinham.
Estou muito emocionado. É uma vitória da minha família, dos meus amigos, que quero partilhar com o povo português.
Já perdi troféus a dez segundos do fim, mas hoje fui iluminado pelos adeptos, por Deus, e estou muito satisfeito.
Desconfiaram do nosso valor no início, mas tivemos que aceitar isso. Mas foram impecáveis comigo e estou muito satisfeito por estar no Brasil".
Outras reações
João de Deus (adjunto do Flamengo)
"Estamos muito satisfeitos com esta conquista, estamos eufóricos com este feito. O clube não ganhava este título há muitos anos. Foi fantástico, agora vamos desfrutar.
O Flamengo é uma equipa muito forte, e ficou mais ofensiva com as alterações de Jorge Jesus.
Mundial de Clubes? Agora estamos a pensar no Ceará na quarta-feira, para também fazermos a festa nesse dia".
Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República)
"Sendo a primeira vez que um treinador português vence a Taça Libertadores, o Presidente da República envia um abraço amigo de felicitações a Jorge Jesus".
Fernando Gomes (presidente da Federação Portuguesa de Futebol)
"Gostaria de felicitar Jorge Jesus pela extraordinária conquista, ao serviço do Clube Regatas Flamengo da Taça dos Libertadores, o mais importante troféu de clubes sul-americanos.
Sublinho que esta demonstração de experiência, qualidade e talento de Jorge Jesus prestigia indelevelmente o trabalho dos treinadores portugueses e todo o futebol nacional".
Bruno Lage (treinador do Benfica)
"É fantástico. Qualquer treinador que tenha sucesso está a a abrir portas para muitos. Já assim que aconteceu em Inglaterra com outros treinadores e noutros locais e agora também no Brasil.
É uma conquista enorme. O campeonato já não foge e esta vitória na Libertadores é feito fantástico que pode abrir portas para muitos portugueses. Ficam os meus parabéns e os de todo o Benfica".
Sporting deixa mensagem a Jesus
"O nosso sócio 3289 sagrou-se campeão da Libertadores 2019! Parabéns Jorge Jesus, parabéns Flamengo!"
O nosso sócio 3289 sagrou-se campeão da #Libertadores 2019! Parabéns Jorge Jesus, parabéns #Flamengo! pic.twitter.com/tw1owd8CLf
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) November 23, 2019
Gabigol
"Muito feliz com a vitória, é um dia histórico. Fizemos história. Agradecer a Deus, á minha família, ao staff e a estes adeptos maravilhosos."
"Golo vai ficar marcado na minha vida e na dos adeptos do Flamengo."
Bruno Henrique
"Jogar a final da Libertadores, com a adrenalina lá em cima... ficámos muito felizes, derrotámos o atual campeão. Dentro de campo é onze para onze e eles não conseguiram matar o jogo e nós aproveitámos"
"Os adeptos foram muito importantes. A nação do Flamengo merecia muito esta conquista. Desde o primeiro jogo que fomos crescendo muito nesta prova."
Comentários
Regras de conduta dos comentários