O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Libertadores depois de vencer o River (2-1), numa final de loucos e com Gabigol em plano de destaque.
O Flamengo esteve a perder até aos 89 minutos, mas eis que Gabigol surgiu com dois golos em três minutos, mudando a história desta final.
Jorge Jesus conquista o primeiro título ao serviço do Flamengo. O treinador português 'devolve' a Libertadores à equipa brasileira que só tinha uma conquista deste troféu em 1981. Jorge Jesus é mesmo o primeiro português e o segundo treinador europeu a conquistar a Libertadores.
Resumo
A história deste jogo resume-se a dois momentos: o River foi melhor na grande maioria dos minutos e o show de Gabigol.
Os argentinos abriram as contas aos 14 minutos, por intermédio de Rafael Borre, traduzindo no marcador a superioridade evidenciada na primeira parte. Na segunda metade, o Flamengo reagiu, começou a equilibrar a partida, mas tinha claras dificuldades em visar a baliza do River.
Dificuldades que acabaram aos 89 minutos. Bruno Henrique meteu o turbo, Arrascaeta meteu a bola no sítio certo e Gabigol empatou o jogo à beira do apito final. Quando se pensava que a final iria para prolongamento, eis que surge novamente Gabigol a levar o Flamengo ao céu e a guiar os brasileiros à conquista da Libertadores.
O Flamengo conquista assim a segunda Libertadores na sua história, depois de 1981, e Jesus o 16.º título na carreira. Uma final digna de ser recordada para as próximas gerações.
Momento do jogo: Aquele golo aos 89 minutos mudou tudo. O River já se preparava para fazer a festa e os adeptos do Flamengo já tinham atirado a toalha ao chão. Mas eis que tudo muda e a seguir Gabigol volta a marcar, lançando o Flamengo numa conquista incrível. Uma final para mais tarde recordar.
Relato em direto
90'+5- Apito final! O Flamengo vence a Libertadores após derrotar o River (2-1), num jogo com final de loucos!
90'+2 - GOOOOOLLLLLOOOO!! Gabigol marca outra vez!! Que loucura!! Aí está o Flamengo à beira da conquista da Libertadores!!
89'- GOOOOOLLLLLOOOO!! Gabigol empata a final à beira do apito final! Bela jogada de Bruno Henrique e Arrascaeta para a finalização do ex-Benfica!! Que jogo emocionante! Cheira a prolongamento em Lima!
85'- Segunda alteração no Flamengo. Jesus lança Vitinho e tira Arão.
79'- Gabigol decide outra vez mal! O avançado brasileiro desmarcou-se, mas não conseguiu assistir Bruno Henrique para o golo! Mais uma perdida para o Flamengo...
78'- Última alteração para o River. Casco sai e entra Paulo Diáz.
76'- Mais uma oportunidade de finalização perdida pelo Flamengo. Arrascaeta ainda tentou 'sacar' de uma bicicleta, mas acertou mal na bola.
75'- Segunda substituição no Reiver. Sai Rafael Borré, entra Lucas Pratto.
74'- Filipe Luís arriscou o remate fora da grande área, mas sem perigo.
71'- Bruno Henrique arrancou em grande velocidade e só foi travado em falta por Enzo Pérez. O antigo jogador do Benfica viu o cartão amarelo.
69'- Substituição no River. Julían Alvárez entra para o lugar de Nacho Fernández.
67'- Arrisca Nacho Fernández de longe, mas a bola sai ao lado da baliza de Diego Alves!
65'- Jesus faz a primeira alteração. Diego Ribas, ex-FC Porto. vai entrar para o lugar do lesionado Gerson.
A agressividade do River também ajuda a quebrar o ritmo de jogo do Flamengo. As sucessivas faltas dos argentinos contribuem para um jogo mais lento.
57'- No lance anterior, os jogadores do Flamengo ficaram a pedir uma grande penalidade por mão de um defesa do River, mas o árbitro, em comunicação com o VAR, manda seguir o jogo.
56'- Que perdida do Flamengo!! Tinham tudo para marcar, mas não tiveram a pontaria afinada! Que desperdício!! Na ressaca, Éverton Ribeiro atira para a defesa de Armani!
O Flamengo continua a revelar muitas dificuldades em construir lances de ataque apoiado. A equipa de Jorge Jesus tem de fazer muito mais para dar a volta a esta final.
55'- Cartão amarelo para Pablo Marí (Flamengo).
46'- Rola a bola novamente! Já se joga a segunda parte do Flamengo-River!
A visão do Mister. #Libertadores pic.twitter.com/FY0LtsE7Qg
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 23, 2019
INTERVALO
45'+3- Intervalo em Lima! O River Plate está em vantagem na final da Taça Libertadores e, diga-se, com toda a justiça. O Flamengo parece estar pouco inspirado e advinha-se um puxão de orelhas aos jogadores por parte de Jorge Jesus no balneário...
45'+2 - Cartão amarelo para Suárez (River).
45'- Vão jogar-se mais três minutos nesta primeira parte.
37'- Que perigo! Palacios rematou de forma muito forte, mas a bola sai por cima da baliza do Flamengo! Passou o perigo...
O Flamengo continua a errar muitos passes e isso explica, em parte, a exibição menos conseguida dos comandados de Jesus.
31- Agarra Armani! Éverton Ribeiro tentou cruzar tenso, mas o guardião argentino saiu dos postes para agarrar de forma segura!
30'- Cartão amarelo para Casco (River).
O golo do River parece ter dado ânimo aos argentinos e deixado o Flamengo desconfortável no jogo. A equipa argentina parece estar por cima do jogo.
Veja o golo que vai colocando o River em vantagem no marcador
14'- GOOOOOLLLLLOOOO!! O River adianta-se no marcador (1-0)!! Rafael Borre abriu o marcador com um remate colocado! A assistência foi de Ignacio Fernández!
A força do @RiverPlate na #Libertadores! pic.twitter.com/HSm87f9tWT
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 23, 2019
Primeiros dez minutos muito intensos e interessantes. As duas equipas parecem querer pegar no jogo, mas têm notórias dificuldades em conseguir construir jogadas de ataque.
5'- Rodrigo Caio (Flamengo) está a receber assistência médica e o jogo está, por isso, interrompido.
0'- Rola a bola em Lima! Já se joga a final da Taça Libertadores em Lima!
Pré-jogo
19h59: Jorge Jesus e Enzo Pérez trocaram um forte abraço. O treinador português orientou o internacional argentino no Benfica.
Jorge Jesus trocaram um forte abraço antes da final da Libertadores. Cruzaram-se no Benfica e foi JJ quem tornou Enzo Pérez num médio de alta rotação. pic.twitter.com/j9KMykxugt
— Francisco A. Santos (@fdapstweets) November 23, 2019
19h54: Aí estão as duas equipas no relvado! Está mesmo tudo pronto para o pontapé de saída! Que ambiente incrível em Lima!
19h51: O jogo ainda nem começou, mas os adeptos das duas equipas estão muito animados. Que ambiente fantástico em Lima! Só falta mesmo a bola começar a rolar!
#Libertadores pic.twitter.com/n50Qfu4U03
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 23, 2019
19h47: Antes do pontapé de saída, tempo para várias atuações musicais. Por agora é Gabriel O Pensador quem vai animado o Estádio Monumental de Lima.
19h30: As equipas já estão no relvado para realizaram os exercícios de aquecimento! O apito inicial acontece daqui a meia hora.
ONZE DO FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luis; Gerson, Arão, Arrascaeta, Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.
ONZE DO RIVER PLATE: Armani; Montiel, Martínez, Pinola, Casco; Enzo Pérez, De La Cruz, Nacho Fernández, Palacios; Suárez e Borré.
Times escalados! #Flamengo e #River estão prontos para buscar a #GloriaEterna. Daqui a pouco começa a final da #Libertadores em @Lima2019! pic.twitter.com/2ZLzvFZAYh
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 23, 2019
18h30: Tudo pronto em Lima para a partida entre Flamengo e River Plate.
A bela @Lima2019 vista do alto! Pra entrar no clima da decisão da #Libertadores! #Flamengo #River pela #GloriaEterna! pic.twitter.com/h07mHB5J6T
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 23, 2019
18h15: Jorge Jesus concedeu uma pequena entrevista já no Estádio Monumental de Lima e expressou o desejo de vencer esta final, sublinhando que a equipa sonhava com esta final. Pelo meio, afirmou ainda que ser treinador do Flamengo é sinónimo de grande responsabilidade.
"Sonhávamos com esse momento!" Jorge Jesus comenta a expectativa do #Flamengo nos minutos que antecedem a final da #Libertadores. Fala, Mister! pic.twitter.com/McJxfOTEAq
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 23, 2019
Antevisão
A final da Taça Libertadores finalmente chegou. Na noite deste sábado, Flamengo e River Plate lutam pelo título sul americano num jogo disputado em Lima, no Peru, e que promete agarrar a atenção de meio mundo.
Jorge Jesus tem, assim, a possibilidade de conquistar o primeiro título ao serviço do Flamengo, numa altura em que está muito perto de também ser campeão brasileiro.
A partir das 20 horas, poderá acompanhar no Desporto ao Minuto, em direto e a pormenor, todas as incidências desta partida.