Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Dois defesas embalam noite de Vinícius. As notas do Benfica-Portimonense

Encarnados souberam aproveitar a escorregadela do FC Porto na Madeira frente ao Marítimo e assumiram a liderança da I Liga.

Dois defesas embalam noite de Vinícius. As notas do Benfica-Portimonense
Notícias ao Minuto

08:07 - 31/10/19 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Foi ao ritmo do samba imposto por Carlos Vinícius que o Benfica goleou, esta quarta-feira, o Portimonense e subiu à liderança isolada do campeonato português, ultrapassando o FC Porto que empatou na Madeira frente ao Marítimo.

Aquilo que se previa ser um encontro complicado frente a um adversário que costuma complicar a vida aos três grandes acabou por ser uma partida em que os campeões nacionais se apresentaram concentrados e com uma grande produção ofensiva como à muito não se via.

Mas antes de lhe falar do jogo, é preciso contar-lhe que Bruno Lage decidiu fazer uma pequena revolução no onze escolhido, colocando em campo Jardel, Samaris, Gedosn Carlos Vinícius e Chiquinho. E foram precisamente este dois últimos que estiveram em evidência ao longo dos 90 minutos.

O português, que recuperou em tempo recorde de uma lesão grave, foi muito interventivo na partida e na ausência de Pizzi, que se encontrava no banco de suplentes, foi ele quem conduziu a grande maioria das jogadas de ataque dos encarnados, mostrando que a lesão já lá vai.

Primeira parte a controlar, segunda a dizimar

O primeiro tempo mostrou um Benfica mais comedido, e com medo de arriscar, ao contrário do que viria a acontecer no segundo tempo.

Já o Portimonense apresentou-se, nos minutos iniciais do encontro, sem medo do adversário e até pertenceu aos algarvios a primeira grande oportunidade de perigo. Aos 11 minutos, Anzai surgiu solto na área encarnada após cruzamento largo de Tabata e atirou para uma grande defesa de Vlachodimos.

O remate do japonês foi a primeira, e única, amostra dos visitantes na etapa inicial do encontro, que depois sentiram mais dificuldades para contrariar o poderio encarnado. Os campeões nacionais acabariam mesmo por marcar através de André Almeida que apareceu solto a cabecear ao segundo poste, depois de um canto batido por Grimaldo.

A vantagem dos encarnados ao intervalo justificava-se, embora fosse expectável que apresentassem um nível mais elevado na hora de finalizar. Foi preciso esperar pela segunda parte para a situação mudar drasticamente.

A equipa comandada por Bruno Lage assinou uma segunda parte irrepreensível perante uma turma algarvia que não teve capacidade para travar esta avalancha ofensiva dos campeões nacionais que resolveram o encontro nuns diabólicos 20 minutos.

A abrir a segunda parte, Rúben Dias marcou o segundo do Benfica na noite de quarta-feira. Grimaldo bateu um canto, André Almeida atirou ao poste, mas a bola voltou aos pés do espanhol que tirou um cruzamento direitinho para a cabeça do internacional português. A alegria instalou-se nas bancadas do Estádio da Luz.

O segundo golo dos encarnados fez mossa nos alrgarvios que foram incapazes de reagir ao golo sofrido. Quem aproveitou este desencontro da equipa de António Folha foi Carlos Vinícius. O brasileiro, que cumpriu a estreia a titular na I Liga, marcou dois golos em dois minutos - assistências de Grimaldo e Chiquinho - e sentenciou o resultado final.

Até ao final, o Benfica geriu da melhor maneira o resultado, perante um Portimonense que não teve capacidade de marcar qualquer golo à equipa que, a partir desta jornada, se tornou no melhor ataque e na melhor defesa deste campeonato com 21 golos marcados e três sofridos.

Figura do jogo

Carlos Vinícius foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa do Portimonense. Depois de uma primeira parte mais apagada, com um ou outro pormenor de registo, o brasileiro surgiu inspirado no segundo tempo e bisou naquela que foi a sua primeira partida a titula na I Liga

Surpresa

Chiquinho parece já ter ultrapassado a desinserção do tendão médio adutor, à esquerda, que o afastou dos relvados durante cerca de dois meses e apresentou-se no Estádio da Luz em grande ritmo. A grande maioria do jogo ofensivo do Benfica passou por ele, contando no registo de jogo com uma assistência para o segundo golo de Vinícius.

Desilusão

Jadson foi o jogador que teve uma prestação menos positiva do lado do Portimonense. Foi ‘comido’ no primeiro golo de Carlos Vinícius e na restante partida cometeu muitos erros defensivos.

Treinadores

Bruno Lage: Surpreendeu aos mudar muitos jogadores em relação à partida frente ao Tondela – encarnados venceram por 1-0 -, mas a aposta foi certeira. Depois de uma primeira parte mais comedida, a equipa voltou diferente, para melhor, e ‘cilindrou’ o Portimonense.

António Folha: O treinador dos algarvios não encontrou remédio para o esquema montando por Bruno Lage. Depois de uma primeira parte em que a equipa jogou sem medo do adversário, o golo a abrir o segundo tempo deitou por terra quaisquer que podiam ser as esperanças dos algarvios.

Árbitro

Arbitragem positiva de Manuel Mota, sem erros de maior nos lances de maior dificuldade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório