O estádio do Dragão recebe, este domingo, aquele que é o jogo 'cabeça de cartaz' da oitava jornada do campeonato nacional, onde estarão, frente a frente, o Famalicão, líder isolado e equipa-sensação da prova, e o FC Porto, segundo classificado.
Os dragões entrarão em campo com o objetivo de curar a 'ressaca' europeia, fruto do empate com o Rangers a meio da semana, e, em caso de vitória, ascender ao primeiro lugar da I Liga.
Uma tarefa que, no entanto, não se afigura simples, uma vez que, desde o arranque da época, a equipa orientada por João Pedro Sousa ainda só perdeu por uma vez: perante o Sporting da Covilhã, no jogo que ditou o afastamento da Taça de Liga.
Desde então, os famalicenses partiram para uma série de oito jogos sem qualquer derrota, isto pese embora tenham ficado muito perto da eliminação da Taça de Portugal no passado fim de semana, quando tiveram de recorrer às grandes penalidades para vencer o Lusitânia de Lourosa.
O FC Porto-Famalicão, recorde-se, tem pontapé de saída agendado para as 17h30 deste domingo, no estádio do Dragão.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Famalicão: Esperamos um Famalicão com qualidade. Aproveito este momento para dar os parabéns à estrutura do Famalicão, à equipa técnica... O João Pedro Sousa tem feito um trabalho muito bom. É a equipa-sensação, que ninguém esperava que estivesse na posição em que está. Por mérito deles e por demérito de quem luta pelo campeonato e não está na frente. Temos essa possibilidade amanhã. Vamos entrar em campo para vencer os três pontos, contra uma equipa positiva, com qualidade de jogo, que tem a sua dinâmica muito bem definida. É uma boa equipa. É bom defrontar o Famalicão no momento em que está, perante um estádio cheio.
Faltou alegria contra o Rangers: Passei no supermercado e comprei umas garrafas de alegria e prazer... Se calhar fui mal interpretado quando falei do prazer. Quando preparamos um jogo, preparamos a nível técnico e tático, percebemos o momento dos jogadores, e é importante trabalhá-los do ponto de vista emocional, para que esteja ao máximo. O mais difícil para um treinador é entrar na cabeça de cada um dos jogadores. Quando falei disso, tenho a certeza que todos os jogadores que compõem o plantel do FC Porto querem dar o seu máximo.
Jogo que vale mais de três pontos: São três pontos importantes, porque nunca sabemos quais são os jogos mais importantes. No fim da época, importante é ter mais um ponto do que o segundo classificado e, em maio, festejar o campeonato. Queremos saltar para a liderança do campeonato, onde estivemos durante muitas jornadas. É aí o nosso lugar.
João Pedro Sousa
FC Porto: Esta equipa respira Sérgio Conceição em todos os minutos, É uma equipa ambiciosa, com os níveis competitivos do treinador. Teremos dificuldades, mas estamos preparados. Não vamos mudar em nada o que vamos fazer. Vamos ter um adversário duro, muito duro, mas preparámo-nos para isso.
Empate na Europa: O FC Porto é uma equipa competitiva. Estou em crer que rapidamente vai dar respostas. Habitualmente não fica dois jogos com maus resultados. Vamos tentar contrariar e estou em crer que isso vai acontecer.
Baliza: Eu preferia ter o Vaná, mas ele não pode ser usado. É um regulamento correto, protegemos o jogador, a competição.
Últimos resultados
FC Porto: V-V-D-V-E
Famalicão: V-V-V-V-V
Últimos 'onzes'
FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Otávio, Uribe; Marega, Luis Díaz, Zé Luís.
Famalicão: Vaná; Lionn, Riccieli, Nehuén Pérez, Josh Tymon; Gustavo Assunção, Uros Racic, Guga; Diogo Gonçalves, Fábio Martins e Toni Martínez.
Ausências
FC Porto: Romário Baró (lesionado).
Famalicão: Vaná (emprestado pelo FC Porto).