Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto ganhou à cabeçada, mas saiu de Portimão com 'escaldões' no corpo

FC Porto triunfou em Portimão, por 3-2, com um golo ao cair do pano, assinado pelo central espanhol

xxxx

© Global Imagens

Ricardo Santos Fernandes
16/09/2019 08:11 ‧ 16/09/2019 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O FC Porto subiu ao céu, para descer ao inferno e, aos 90+7, já com um homem a menos, ascender novamente ao paraíso.

Uma frase que traduz um jogo em que os dragões foram autoritários até à passagem dos 60 minutos, na altura ganhando com golos de Alex Telles (grande penalidade) e Zé Luís.

A meia hora do final da partida, o encontro contou com duas aparições alvinegras, primeiro de Dener e posteriormente do lateral direito Anzai – um míssil para ver e rever-, que deixaram o barlavento algarvio em ebulição.

Jackson Martínez podia ter sido feliz perto do fim, mas Alex Telles cometeu uma falta, a tempo de evitar um putativo golo do emblema anfitrião, para no final Marcano devolver o sorriso aos azuis e brancos... através de uma cabeçada triunfal.

Numa tarde de muitas emoções, importa agora saber quem brilhou no sul do país e quem está em risco de levar um tremendo ‘puxão de orelhas.

Figura do jogo: Marcano foi o homem que decidiu a partida, com um cabeceamento mortífero no último minuto de compensação (90+7). Determinante na zona de finalização foi também um belo ‘bisturi’ a desconstruir jogadas de perigo dos pupilos de António Folha.

Surpresa do jogo: Nem se dá pela presença de Matheus Uribe, mas a verdade é que o médio colombiano é um poço de talento e competência. Quase sempre eficaz no passe, a ‘tapar’ buracos, ainda saiu dos pés do reforço azul e branco a jogada que deu lugar ao 2-0 para os dragões.

Desilusão do jogo: Alex Telles realizou uma primeira parte de bom proveito, retirando da ‘cartola’ mais um golo de grande penalidade. Na etapa complementar sentiu diversas dificuldades, sobretudo com a aparição do japonês Koki Anzai. O pior do brasileiro ficou guardado para o minuto, quando Rui Costa deu ordem de expulsão ao lateral esquerdo, por travar deliberadamente Jackson Martínez, quando o colombiano já seguia para o golo. O Futebol Clube do Porto ficou reduzido a 10, numa altura capital do encontro. Felizmente Marcano ‘salvou a pele’ ao seu companheiro.

Homem do apito: Ficam muitas dúvidas no penálti assinalado a favor do FC Porto. Na primeira imagem e, apesar do braço de Jadson estar completamente aberto, fica a sensação de que a bola resvala primeiro no peito e só depois no braço esquerdo do capitão do Portimonense. Todavia, foi uma arbitragem segura de Rui Costa que, aos 90 minutos, deu ordem de expulsão a Alex Telles. Agiu corretamente, visto que o Jackson Martínez fugia, de forma isolada, para o possível terceiro golo dos algarvios.

António Folha: Entregou declaradamente a posse de bola ao FC Porto e correu sérios riscos, após findar a primeira hora do encontro, de ficar vergado a um marcador de difícil ‘remontada’, todavia com as operações realizadas, nomeadamente com a entrada de Dener, autor do primeiro golo do Portimonense, a sua equipa mostrou uma faceta diferente.

Sérgio Conceição: O treinador dos azuis e brancos confessou que não foi um dia feliz para si, como treinador, e que somou demasiados erros. Um ‘mea culpa’ justificado, tendo em conta aquilo que faltou na maior parte dos minutos da etapa complementar: linhas demasiado separadas, brechas inacreditáveis no pulmão da defesa e dois golos imperdoavelmente consentidos.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas