Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Marcano salva o FC Porto no Algarve num final à Hitchcock

FC Porto derrotou o Portimonense, por 3-2, neste duelo da 5.ª jornada da Liga portuguesa.

Marcano salva o FC Porto no Algarve num final à Hitchcock

O dragão subiu ao céu, esteve a vencer 2-0, para na segunda parte, no espaço de cinco minutos sofrer a igualdade e, no último da partida, aos 90+7, ir novamente ao Paraíso e conseguir o golo da vitória, por intermédio de Marcano.

Depois de duas semanas de paragem, para compromissos das seleções nacionais, o FC Porto quis aproveitar a embalagem que trazia para somar mais um triunfo galvanizante no campeonato, desta feita no barlavento algarvio, diante do Portimonense.

E a verdade é que a primeira parte contou uma história a azul e branco. História essa que se manteve no reatar do encontro, na segunda parte, para nos 20 minutos finais, a tormenta acontecer e o Portimonense tomar de assalto o ‘castelo’ de Marchesín. Valeu um golo espanhol nos instantes finais para Sérgio Conceição e companhia respirarem de alívio.

A primeira grande oportunidade para os dragões surgiu aos 13 minutos, na sequência de um bailado fenomenal de Luis Díaz, que desfeiteou Koki Anzai, para depois servir Zé Luís. O golo do cabo-verdiano foi negado por uma excelente intervenção de Ricardo Ferreira.

Os pupilos de Sérgio Conceição carregavam no ‘press’ e, aos 25’, o botão do golo acabou mesmo por ser premido, mas… com ajuda de Jadson. O capitão algarvio levou a mão à bola e o árbitro Rui Costa foi perentório a apontar para a marca dos 11 metros. Alex Telles não tremeu e converteu o seu segundo golo neste campeonato, ambos de grande penalidade.

Dois minutos volvidos, Danilo teve a oportunidade de ampliar o marcador, através de um remate efetuado com o peito, mas o ferro negou a bonança ao internacional português. Marchesín continuava sem grandes afazeres e era o seu homólogo que tinha de suar a camisola a cada dezena de minutos.

A avalanche do FC Porto acabou por culminar no segundo golo dos dragões, assinado por Zé Luís, após um excelente trabalho de Uribe, ainda antes do intervalo. Os pupilos de Conceição ainda entraram com oxigénio na segunda parte. Marega e Danilo tiveram nas botas a oportunidade de fechar o marcador, mas o desperdício reinou.

Golos esses que foram pela ria Formosa abaixo e o Portimonense aproveitou os 20 minutos finais para aplicar um duplo golpe ao dragão: aos 74 minutos por Dener e cinco minutos depois por Anzai, que assinou um ‘míssil’ de pé esquerdo à entrada da grande área de Marchesín.

Até ao fim, registo ainda para a expulsão de Alex Telles, que travou Jackson Martínez, quando o colombiano se encaminhava perigosamente para o 3-2. Todavia, e mesmo reduzido a 10, a esperança azul e branca não morreu e, na sequência de um cruzamento de Corona, apareceu Marcano de cabeça a dar três pontos vitais aos dragões.

Este triunfo deixa o FC Porto colado ao Benfica na classificação, com 12 pontos, a um do líder Famalicão, já o Portimonense é 14.º com quatro pontos somados.

RELATO DO JOGO

90+8 - TERMINA O JOGO EM PORTIMÃO!

90+7' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA MARCANO NO ÚLTIMO SUSPIRO DA PARTIDA! CRUZAMENTO DE CORONA PARA O CENTRO DA ÁREA, E ESTAVA MARCANO SOZINHO PARA REMATAR AO ÂNGULO SUPERIOR ESQUERDO DA BALIZA DE RICARDO FERREIRA!

Rui Costa concedeu cinco minutos de compensação!

90+2' - CARTÃO VERMELHO PARA ALEX TELLES! O brasileiro trava Jackson Martínez à entrada da grande área e o colombiano ia sozinho para a baliza de Marchesín!

86' - DEFENDE MARCHESÍN! QUE OPORTUNIDADE PARA JACKSON!

81' - Soares entra para o lugar de Zé Luís!

78' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO PORTIMONENSE! MARCA KOKI ANZAI! O LATERAL DIREITO JAPONÊS ENCHEU O PÉ DE FORA DA ÁREA E, COM O PÉ ESQUERDO, SEM HIPÓTESE PARA MARCHESÍN, COLOCOU A BOLA NO CANTO INFERIOR DIREITO DA BALIZA!

74' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO PORTIMONENSE! MARCA DENER! Cruzamento da esquerda de Aylton e Marcano a não alcançar Dener nas alturas.

72' - Alteração também no Portimonense: Entra Cevallos, sai Lucas Fernandes.

72' - Entrada de Nakajima, para o lugar de Luis Díaz.

65' - Saída de Tabata para a entrada de Marlos Moreno no Portimonense.

64' - JADSON NEGA O TERCEIRO A DANILO

64' - Marega disparou de fora da área, mas o remate  saiu à figura!

Número oficial de espectadores: 5499.

57' - Cartão amarelo para Marchesín.

53' - Substituição no Portimonense: entra Dener para o lugar de Rómulo. 

52' - Marega, sem pressão dos defensores algarvios, a colocar à prova os punhos de Ricardo Ferreira. 

46' - COMEÇOU A 2.ª PARTE NO ALGARVE! Sem alterações nas duas equipas.

45+1' - Intervalo no Algarve. Dragões em vantagem por 1-0

45' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA ZÉ LUÍS!  Trabalho na direita de Uribe,  Marega ainda faz um ligeiro desvio na  bola e depois aparece o cabo-verdiano ao segundo poste, de carrinho, a  finalizar para o segundo do FC Porto!

Bruno Costa, Manafá e Nakajima em exercícios de aquecimento no FC Porto! 

38' - BELA INTERVENÇÃO DE RICARDO FERREIRA! Otávio descobriu Zé Luís à entrada da grande área do Portimonense e o cabo-verdiano chutou de primeira para uma enorme defesa do guarda-redes algarvio.

33' - Intervenção segura de Marchesín, uma das primeiras intervenções na partida.

27' - FC PORTO PERTO DO SEGUNDO! Danilo ao segundo poste acerta no ferro da baliza de Ricardo Ferreira, após rematar com... o peito! Cruzamento de Zé Luís foi com conta, peso e medida.

25' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! Alex Telles converte a grande penalidade. Bola para a esquerda, Ricardo Ferreira para a direita

23' - PENÁLTI PARA O FC PORTO! MÃO DE JADSON! Passe a rasgar de Luis Díaz para Otávio e após o cruzamento do brasileiro a bola intercepta  no braço do central do Portimonense.

19' - Zé Luís muito perto do golo, após uma excelente jogada de construção que começou em Luis Díaz, passou por Uribe e findou no passe de Otávio.

13'- PRIMEIRO GRANDE LANCE DO JOGO! Luis Díaz desfeiteou Koki Anzai, rematou ao poste mais próximo e a bola termina a beijar o poste direito da baliza de Ricardo Ferreira.

12' - Livre batido por Alex Telles, junto ao segundo poste da baliza, mas Uribe na emenda remata sem perigo à baliza de Ricardo Ferreira.

11' - Falta dura de Lucas Fernandes sobre Otávio. Livre para o FC Porto.

8' - Depois de uma entrada forte do FC Porto, e apesar da maior posse de azul e branca, os dragões a sentirem nos últimos minutos uma maior dificuldade em perfurar o último terço do terreno de jogo.

3' - Marega tenta o remate à meia-volta, mas sai alguns metros ao lado da baliza de Ricardo Ferreira.

 - ROLA A BOLA EM PORTIMÃO! Cinco minutos depois da hora agendada!

Entram agora as equipas de Portimonense e FC Porto, chefiadas pelo árbitro Rui Costa.

-  As equipas já estão no túnel de acesso ao relvado.

-  Cerca de nove mil espetadores no Estádio Municipal de Portimão.

- O jogo vai ser arbitrado por Rui Costa.

Onze do Portimonense: Ricardo Ferreira; Anzai, Jadson, Rodrigo e Tavares; Pedro Sá, Lucas Fernandes e Rômulo; Tabata, Jackson Martínez e Aylton.

Suplentes: Gonda; Hacman, Dener, Marlos, Anderson, Cevallos e Everson.

Onze do FC Porto: Marchesín, Alex Telles, Pepe, Marcano, Corona, Danilo, Otávio, Uribe e Luis Díaz, Marega e Zé Luís.

Suplentes: Diogo Costa; Mbemba, Manafá, Bruno Costa, Nakajima, Soares e Fábio Silva.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório