Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Com ou sem vinho, Benfica digeriu o galo e voltou a sorrir na Luz

Águias derrotaram o Gil Vicente, por 2-0, para a 5.ª jornada da Liga portuguesa.

Com ou sem vinho, Benfica digeriu o galo e voltou a sorrir na Luz

Na conferência de antevisão à partida, Bruno Lage fez menção que, há alguns anos, os futebolistas até vinho bebiam antes dos encontros, numa conversa que surgiu enquadrada na necessidade de haver ou não estágios à priori das partidas.

A verdade é que o Benfica não precisou de ingerir álcool para depenar o galo e sair da Luz com três pontos, fruto de uma vitória por 2-0, que foi rubricada com uma receita tranquila e sem afazeres mais complicados.

O Benfica, aliás, não passou da segunda, nem precisou de encarrilar a terceira ou a quarta mudanças para derrubar um Gil Vicente que teve em Kraev a arma búlgara de maior perigo.

Com apenas uma alteração relativamente ao onze que alinhou diante do Sp. Braga na ronda anterior – saída de Florentino para a entrada de Fejsa – a Luz demorou pouco até virar ‘vulcão’.

Uma entrada imprudente de Ygor Nogueira sobre Pizzi, à passagem dos nove minutos, levou João Pinheiro a apontar para a marca dos 11 metros. O bragantino ainda recebeu o pedido de Raúl de Tomás para cobrar a grande penalidade. Pedido negado, castigo máximo cobrado e… defesa de Denis.

O Benfica estendia a ‘toalha’ sobre o meio-campo gilista e a espaços os pupilos de Vítor Oliveira tentavam descobrir forma de romper as redes de Vlachodimos, todavia a ‘Odyssea’ não se afigurou fácil, pelo menos até aos 40 minutos, momento em que o internacional grego negou o golo a Baraye.

Segundos antes tinha sido o guarda-redes brasileiro do Gil Vicente, com uma defesa de instinto, a negar a felicidade a Pizzi. Todavia, a bonança chegou ao cair do primeira parte: uma jogada fenomenal de Adel Taarabt derivou para um cruzamento com conta, peso e medida de André Almeida que procura Seferovic, mas a aparição de Ygor Nogueira condenou a sua equipa ao 0-1.

A etapa complementar começou com uma soberana oportunidade para Kraev que, aos 70 minutos, ainda teve a hipótese de se redimir. As duas ocasiões não tiveram selo de golo, porque alguns centímetros de precisão negaram que o ‘bisturi búlgaro’ concluísse a operação com maior sucesso.

Pelo meio, aos 52 minutos, Pizzi redimiu-se da grande penalidade falhada na etapa inicial, para, na sequência de um canto de Grimaldo, assinar de primeira, após um remate com o pé esquerdo, o 2-0 para as águias.

Com este triunfo, o Benfica cimenta o segundo lugar da classificação, com 12 pontos, a um do líder Famalicão, já o Gil Vicente situa-se no 11.º lugar, com 5 pontos.

Relato do jogo: 

90+3' - Termina o jogo na Luz! 

90' - Três minutos de compensação.

89'- Amarelo para Jota.

88' - Golo anulado ao Gil Vicente, mas Sandro Lima estava em fora de jogo.

78' - Cartão amarelo para Soares.

77' - Nova substituição no Benfica: sai Raul de Tomás e entra Jota.

71' - Substituição: sai Rafa e entra Caio Lucas.

70' - COMO É POSSÍVEL?! Kraev consegue desfeitear André Almeida e já na grande área remata cruzado, com a bola a passar a rasar o poste direito da baliza de Vlachodimos.Foi por um triz que o Gil não reduziu na Luz.

67' - Bela jogada de Rafa a terminar num remate em posição central de Raúl de Tomás.

62'- Grimaldo tenta oferecer a Raul de Tomás, mas o espanhol não consegue acertar na bola.

52' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA PIZZI! (2-0). O internacional português de primeira, após canto cobrado por Grimaldo, a arrombar a baliza de Denis ao segundo poste. O oitavo golo de Pizzi na época, o sexto no campeonato.

50' - PIZZI MUITO PERTO DE AUMENTAR A CONTAGEM DE CABEÇA! Na pequena área, um pequeno desvio do português ia sendo mortífero para as redes de Denis.

49' - QUE OPORTUNIDADE! Kraev, no coração da grande área, a desperdiçar a igualdade de pé esquerdo. A bola passou a centímetros do poste...

46' - Começa a segunda parte na Luz com uma alteração no Gil Vicente.  Sai Lino, entra Romário Baldé

45+3' - Intervalo na Luz!

45' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! Ygor Nogueira coloca a bola na própria (1-0). Passe a rasgar o meio campo de Adel Taarabt, para depois André Almeida cruzar com conta, peso e medida para a pequena área. Desvio infeliz do jogador gilista coloca as águias em vantagem no marcador.

40' - QUE SOBERANA OPORTUNIDADE PARA O GIL VICENTE! Vlachodimos nega o golo a Baraye.

39' - GRANDE DEFESA! INSTINTO DE FELINO DE DENIS! Cruzamento de Rafa e Pizzi a rematar na pequena área... Denis evita o golo, indo ao solo e evitando males maiores com o pé direito.

Confira aqui a grande penalidade defendida por Denis

32' - Denis seguro, a defender um remate de cabeça de Seferovic

- Benfica vai defrontar na próxima terça-feira o RB Leipzig, para a Liga dos Campeões, que empatou há instantes, diante do Bayern Munique, para a Bundesliga

30' - Cartão amarelo para o brasileiro Ygor Nogueira por falta sobre Raúl de Tomás. 

21' - Cruzamento da esquerda de Grimaldo. Rafa ganha na área gilista, mas, de cabeça, atira muito ao lado.

20' - Remate de João Afonso, com a bola a sair muito por cima da baliza de Odysseas Vlachodimos

19' - Falta de Taarabt e assinalado livre -perigoso - para o Gil Vicente.

10' - DEFENDEU DENIS! Guarda-redes gilista adivinhou o lado para o qual Pizzi rematou [direito] e nega o primeiro golo às águias. Atenção que Raúl de Tomás tinha pedido a Pizzi para marcar a grande penalidade, mas o internacional português negou o pedido ao espanhol. 

9' -PENÁLTI PARA O BENFICA! FALTA SOBRE PIZZIYgor Nogueira entrou de pé alto sobre o médio das águias.

3'- Pizzi tentou isolar Seferovic, mas o passe acabou por se perder nas mãos do guarda-redes Denis.

3' - Fejsa realiza o seu primeiro jogo oficial na temporada 2019/20.

1' - JÁ ROLA A BOLA NO ESTÁDIO DA LUZ!

- Momentos antes do apito inicial Pizzi é condecorado com o prémio de melhor jogador do mês de agosto.

Bruno Lage promoveu apenas uma alteração relativamente ao onze que fez alinhar em Braga, na última jornada, promovendo a saída de Florentino, para a entrada de Fejsa

Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Fejsa, Taarabt e Rafa; Raúl de Tomás e Seferovic.

Suplentes: Zlobin; Jardel, Tomás Tavares, Caio Lucas, Cervi, Samaris e Jota.

Gil Vicente: Denis; Fernando, Rodrigo, Ygor Nogueira e Rúben Fernandes; João Afonso, Soares e Kraev; Lino, Sandro Lima e Baraye.

Suplentes: Quindim; Arthur, Edwin Banguera, Leonardo, Ahmed Isaiah, Romário Baldé e Erick.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório