Powered bySolverde
Disclaimer

Goleada, sim. Mas nem tudo foi positivo: As notas do Lituânia-Portugal

Portugueses 'arrasaram' os lituanos em Vilnius, mas os 'fantasmas do passado' voltaram a notar-se.

Notícia

© Reuters

Carlos Pereira Fernandes
11/09/2019 07:58 ‧ 11/09/2019 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

Após dois empates consecutivos, a seleção portuguesa 'endireitou o passo' na caminhada para o Campeonato da Europa de 2020, e, esta terça-feira, conquistou a segunda vitória de seguida, ao bater a Lituânia por categóricos 5-1.

O primeiro golo da noite surgiu logo aos sete minutos de jogo, quando Cristiano Ronaldo cobrou com sucesso uma grande penalidade, dando, desta maneira, o 'tiro de partida' para uma noite que se revelaria de sonho.

Sonho esse que, no entanto, não ficou isento de percalços. Os homens da casa repuseram o empate ainda antes do apito para o intervalo, por intermédio de Vytas Andriuskevicius, num lance no qual ficou, mais uma vez, à vista as dificuldades lusas na defesa às bolas paradas.

A igualdade manteve-se até ao intervalo, mas, depois dele, CR7, o 'suspeito do costume', abriu o livro: fez o gosto ao pé por quatro vezes - um deles a meias com o guarda-redes, Ernestas Setkus - antes de ser substituído por Gonçalo Guedes.

O último golo da noite surgiu já em tempo de compensação, por William Carvalho. Feitas as contas, Portugal passa a somar oito pontos, menos cinco do que a líder do Grupo B, a Ucrânia, mas também menos um jogo, pelo que o 'assalto' ao primeiro lugar poderá ocorrer já em outubro.

Figura do jogo

Mais uma noite, mais um passo dado por Cristiano Ronaldo rumo à consolidação do estatuto de 'lenda viva'. A seleção portuguesa tremeu, mas voltou a poder confiar no capitão, que, com um 'póquer', acabou com as aspirações lituanas. Ao todo, já lá vão 93 golos com a camisola da equipa das quinas. O recorde mundial de golos pela seleção, pertencente a Ali Daei, já só está a 16 golos de distância...

Surpresa

Ernestas Setkus ficou diretamente ligado à derrota lituana, com o insólito golo que repôs a vantagem portuguesa já na segunda parte. No entanto, não nos podemos esquecer da fantástica exibição do guarda-redes, especialmente, durante a primeira parte. Remate após remate, foi adiando ao máximo o inevitável, conseguindo, inclusive, gerar alguma ansiedade no ataque da equipa das quinas.

Desilusão

Raphael Guerreiro voltou a revelar-se numa opção curta para o lado esquerdo da defesa. Quer a defender, quer a atacar, o luso-francês pouco acrescentou. Uma exibição fraca, em especial quando comparada com aquela que João Cancelo assinou na ala contrária.

Treinadores

Fernando Santos: O selecionador nacional já tinha avisado que, com tão pouco tempo de intervalo desde o jogo com a Sérvia, não seria possível realizar grandes correções. No entanto, Portugal voltou a ficar muito aquém do exigido. A marcação nas bolas paradas defensivas continua a ser um problema. Além disso, a abordagem conservadora diante de um adversário deste calibre não convence, ainda para mais quando mão de obra de qualidade não falta.

Valdas Urbonas: A missão era "surpreender Portugal" e por pouco que não o fez. Defensivamente, a Lituânia mostrou muito pouco, mas as transições rápidas colocaram por várias vezes a nu as debilidades defensivas da seleção campeã europeia em título.

Árbitro

Noite de pouco trabalho para o holandês Bas Nijhuis. A decisão mais complicada da noite surgiu logo aos seis minutos, mas teve a coragem de, logo ao abrir do jogo, assinalar (e bem) a grande penalidade que acabaria por ser concretizada por Cristiano Ronaldo.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas