Powered bySolverde
Disclaimer

Chapada ao leão, chapada ao castor: Eis quem brilhou no Benfica-Paços

Águia voou, mais uma vez, até ao ‘quinto andar’, desta feita na 1.ª jornada do campeonato nacional.

Chapada ao leão, chapada ao castor: Eis quem brilhou no Benfica-Paços

© Global Imagens

Ricardo Santos Fernandes
11/08/2019 08:00 ‧ 11/08/2019 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O Benfica goleou, neste sábado, o Paços de Ferreira, por 5-0, na jornada inaugural da Liga portuguesa, com um bis de Pizzi (32’ e 74’) e mais três remates certeiros: Nuno Tavares (26’), Seferovic (70’) e Carlos Vinícius (84’).

Bruno Lage assumiu o comando técnico dos encarnados em janeiro de 2019, estreando-se com uma vitória diante do Rio Ave, por 4-2. Passaram sete meses e o treinador das águias já leva 17 encontros a marcar três ou mais golos em partidas oficiais.

Um rolo compressor que já tinha feito uma vítima, logo no primeiro encontro oficial da época, diante do Sporting (5-0) e que catapulta o Benfica de Bruno Lage para números ofensivos de grande nível: com este técnico, o vigente campeão soma 77 golos na I Liga, o que corresponde a uma média de 3,85 golos. Ao revés, o emblema lisboeta, neste período, sofreu apenas 16 golos.

Números que contam histórias, mas agora importa focar-nos no que aconteceu no duelo entre Benfica e Paços de Ferreira, analisando o encontro pelo prisma de cinco homens.

Figura do jogo – Mais uma vez… Pizzi. Já o tinha sido frente ao Sporting, após marcar dois golos e fazer uma assistência na Supertaça, voltou a ser na jornada inaugural da Liga. Bisou novamente nos únicos remates que realizou. Na retina fica também uma assistência e os cinco passes para finalização que efetuou.

Desilusão - Pode ser ingrata esta distinção e, mais ainda, depois do golo que apontou aos 70 minutos, mas pede-se mais a um avançado que tão bem nos habituou na temporada passada. Desligado do encontro durante vários momentos, pouco tocou na bola na etapa inicial, falhando os tempos de reação no ataque à bola. Na etapa complementar teve um golo certo nos pés, após um passe açucarado de Pizzi, mas inacreditavelmente a bola foi parar às ‘nuvens’.

Surpresa – Nuno Tavares, indiscutivelmente. Estreou-se na Luz e em jogos da Liga portuguesa com uma exibição estelar. Marcou um golo de belo efeito para 63 mil adeptos ficarem boquiabertos e ainda contabilizou duas assistências. Uma asa direita que funcionou a todo a vapor, porque este jovem de 19 anos mostra talento a defender e veneno na hora de cruzar.

Homem do apito – Nas decisões importantes não falhou. Penálti bem assinalado para o Benfica, aos 30 minutos, fora de jogo bem assinalado a Douglas Tanque, no final da etapa inicial, e expulsão correcta de Bernardo Martins, já na etapa complementar.

Bruno Lage O meio-campo do Benfica demorou a ganhar dinamismo, mas o primeiro golo ‘descomplicou’ um encontro que andou, algumas vezes, a passo. Lage mexeu, e muito bem na etapa complementar. Chiquinho e Vinícius saíram do banco para assinarem uma assistência e um golo, respectivamente.

Filipe Rocha – Apresentou uma ideia de jogo na Luz ousada, querendo assumir, em alguns momentos, as rédeas do encontro à entrada do meio-campo ofensivo. O Paços chegou a assustar, mas em zonas mais recuadas claudicou e muito. Filipe Rocha leva trunfos para usar em futuros jogos, mas terá de corrigir, e muito, a abordagem dos seus centrais, no acompanhamento aos avançados adversários.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Nuno Lobo

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Fórmula 1

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas