Uma semana depois do embate na Invicta para o campeonato, que os comandados de Sérgio Conceição venceram por 2-1, Sporting e FC Porto voltam a medir forças este sábado, no Jamor, na final da Taça de Portugal.
Se os leões já levantaram a Taça da Liga esta época, precisamente frente a este mesmo adversário, o trajeto azul e branco começou exatamente com a conquista da Supertaça, mas a perda do título de campeão para o Benfica 'feriu' o dragão.
É certo que nada substitui aquele que seria o principal objetivo dos portistas, mas vencer a prova rainha será a melhor forma de encerrar uma caminhada difícil, com muitos obstáculos e que chegou a estar, a certa altura, muito perto de ser histórica.
Sem Stefan Ristovski e Cristián Borja, que cumprem castigo, Marcel Keizer está obrigado apostar novamente em Bruno Gaspar no lado direito, enquanto Marcos Acuña surge como o principal candidato à vaga na esquerda.
Já do lado do FC Porto, Aboubakar voltou a lesionar-se e não entra nas contas, tal como Corona, que foi expulso no encontro da Liga Portuguesa e, por isso, falha também a partida. Em relação a esse jogo de há uma semana, Brahimi deverá regressar ao onze, substituindo precisamente o extremo mexicano.
O novo ombro a ombro entre leões e dragões está marcado para as 17h15 deste sábado, no Jamor.
Palavra dos treinadores
Marcel Keizer:
- "Já jogámos uma final contra eles. Espero duas equipas que façam o melhor para ganhar. Este jogo será muito diferente daquele que foi o do campeonato. Nós estamos preparados para tudo e para as grandes penalidades também. Vamos dar o nosso melhor."
- "Penso que será uma boa oportunidade para outros jogadores. Não há problema. Mas claro que gostaria de ter todos os jogadores disponíveis."
- "É a final da Taça, é um jogo importante obviamente. Mas já jogámos vários jogos importantes esta temporada."
Sérgio Conceição:
- "Todos os jogos são para ganhar. Obviamente que essa frase - as finais não se jogam, ganham-se - tem peso, ainda para mais dita pela pessoa que foi, mas claramente que as finais são para se ganhar. Estou totalmente de acordo."
- "Nós analisamos todos os adversários ao pormenor. A equipa do Sporting, em particular, teve uma dinâmica que foi variando a partir que este treinador a assumiu. Mas nós estamos preparados para aquilo que será o Sporting nos vários momentos. É uma final importante para nós. Este clube está habituado a isso e claro que queremos ganhar. Vencemos um título e queremos ganhar o segundo amanhã."
- "Eu tenho a ambição de ganhar títulos e obviamente tenho um carinho muito especial pela Taça de Portugal, pois faz hoje 21 anos que eu como jogador conquistei aqui uma Taça de Portugal com o FC Porto. É um dia bonito, um dia da família e que eu gosto. O que pode fazer a diferença, eu não vejo nada de diferente dos outros jogos. Será a forma como nós vamos estar em campo e isso tem a ver com a intensidade e boa agressividade, mas eu estou confiante e tranquilo em relação a isso, pois tenho um grupo de jogadores que tem dado uma resposta fantástica nestes dois anos que têm estado comigo."
Últimos resultados
Sporting: VVVED
FC Porto: VEVVV
Últimos onzes
Sporting: Renan, Bruno Gaspar, André Pinto, Mathieu, Borja, Petrovic, Gudelj, Bruno Fernandes, Acuña, Diaby e Luiz Phellype.
FC Porto: Vaná, Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Danilo, Otávio, Herrera, Corona, Marega e Soares.
Ausências
Sporting: Luís Maximiano, Ristovski, Borja, Thierry Correia, Battaglia e Miguel Luís.
FC Porto: Casillas, Diogo Leite, Corona e Aboubakar.