Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 19º

Edição

Benfica - Não perca os últimos golos e lances polémicos

Mais vídeos

Niki Lauda e o grave acidente que o tornou num verdadeiro campeão

Carreira do antigo piloto austríaco ficou marcado por este terrível acidente em 1976.

Niki Lauda entrou esta segunda-feira na sua última corrida, desta vez… para a eternidade. O tricampeão de Formula 1 morreu esta segunda-feira aos 70 anos e deixará para sempre um legado na modalidade.

O austríaco, que se notabilizou ao serviço da Ferrari, foi um dos ícones na F1 na sua altura e inscreveu para sempre o seu nome na história da categoria rainha do automobilismo com três campeonatos conquistados – 1975, 1977 e 1984. Somou 52 lugares no pódio, 24 pole positions e 25 vitórias. Mas a maior delas aconteceu em 1976, no circuito alemão de Nurburgring.

Um incrível acidente quase lhe retirou a vida no dia 1 de agosto daquele ano, no Grande Prémio da Alemanha. Numa batalha pela liderança com James Hunt, da McLaren, Lauda perdeu o controlo do seu Ferrari312 T2 e foi embater no morro, tendo depois rodopiado para a pista.

Gerou-se uma bola de fogo no monolugar de Niki Lauda e o piloto ficou preso lá dentro. As chamas consumiam o carro e os outros pilotos rapidamente tentaram salvar o companheiro. Lauda encontrava-se sem capacete, devido ao impacto ter sido tão forte, e só o italiano Arturo Merzario é que conseguiu puxar o austríaco para fora do carro.

Foi uma luta de quatro dias. Lauda foi mais forte e e conseguiu sair vitorioso, embora tenha ficado com marcas para a vida. As queimaduras ficaram no seu corpo e o piloto da Ferrari perdeu grande parte do cabelo, a orelha esquerda, as sobrancelhas, as pestanas e as pálpebras. Mas ganhou a vida e não foi só isso. Mês e meio depois voltou à competição.

Um legado que nunca iremos esquecer. Até sempre, tricampeão, até sempre, Niki!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório