Powered bySolverde
Disclaimer

Jamor: A 'vingança' do leão, o dragão 'ferido' e um Aves despromovido

Sporting e FC Porto disputam a final da Taça de Portugal, no Jamor, no próximo sábado, pelas 17h15.

Notícia

© DR FPF

Andreia Brites Dias
22/05/2019 08:42 ‧ 22/05/2019 por Andreia Brites Dias

Desporto

Taça de Portugal

Bruno Fernandes levantou as bancadas de Alvalade, com o golo que colocou o Sporting na final do Jamor, ao eliminar o Benfica. Os leões discutem a Prova Rainha com o FC Porto - que eliminou o Sp. Braga -, no próximo sábado.

Mas a história não começa aqui. Nem em Alvalade. Este é o segundo ano consecutivo que o Sporting marca presença no Estádio Nacional. No entanto, há um ano, a história era bem diferente. Ora recapitulemos. 

O princípio de um fim anunciado?

Tudo começou em Madrid. Estávamos em abril de 2018, quando a equipa de Jorge Jesus perdeu no Wanda Metropolitano, por 0-2. Dois erros de dois centrais que se revelaram... fatais.

Em Lisboa, na semana seguinte, Fredy Montero ainda tentou remediar, mas a vitória, por 1-0, sobre o Atlético Madrid não foi suficiente para passar às meias-finais da Liga Europa. 

O descontentamento acumulou-se, a pressão aumentou e, a partir daqui, tudo parecia correr mal. Na última jornada do campeonato nacional, a 13 de maio de 2018, os verde e brancos tropeçaram no Caldeirão e perderam com o Marítimo (1-2), falhando a possibilidade de disputar a 3.ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões.

Os adeptos pediram satisfações aos jogadores, em pleno aeroporto do Funchal, e a história complicou-se... em Alcochete. Dois dias depois (15 de maio), um grupo de adeptos - cerca de 50 - invadiu a Academia para agredir os jogadores e o treinador. O dia terminou na esquadra. 

A semana pré-Jamor não se mostrou nada fácil para o Sporting. Jesus abdicou do treino de adaptação ao relvado e também das sessões de trabalho semanal. Os atletas precisavam de recuperar física e, sobretudo, psicologicamente.

Notícias ao Minuto[O Sporting perdeu no Wanda Metropolitano, por 0-2.]© Reuters

Do título inédito até à descida de divisão 

O contexto, delicado, levou a uma final da Prova Rainha muito particular. Os leões apresentaram-se em campo, com um ambiente dividido no Estádio Nacional, entre aplausos e assobios. O Desp. Aves soube aproveitar as oportunidades e saiu de Lisboa com uma conquista inédita, depois de uma vitória por 2-1. 

Um ano depois, o treinador vencedor da última edição da Taça de Portugal teve um final bem mais triste. O Chaves acabou a época despromovido à II Liga, depois de perder na casa do Tondela, por 5-2, no último fim de semana. A equipa de José Mota lutou até ao fim pela manutenção na I Liga, mas não conseguiu garantir o seu lugar.

Notícias ao Minuto[O Desp. Aves fez história ao conquistar a Taça de Portugal, edição 2017/18]© Global Imagens 

A vingança do leão ou um dragão ferido?

Ao contrário da última temporada, em que o FC Porto festejou o título de campeão, a formação orientada por Sérgio Conceição perdeu o campeonato para o Benfica, depois de ter estado grande parte da competição na primeira posição. Com menos dois pontos, ficou com o segundo lugar. 

Apenas com a Supertaça no bolso - campeonato para o Benfica e Taça da Liga para o Sporting -, os dragões querem 'compensar' os adeptos no Jamor e conquistar mais um troféu. Para além disso, há ainda a questão Casillas. O guarda-redes espanhol sofreu um enfarte do miocárdio, no início do mês, e está em recuperação. Mais um fator de motivação para o FC Porto. Ou seja, o dragão 'ferido' pretende fechar a época como começou: a festejar.

Porém, tem de enfrentar a 'vingança' do leão. Um Sporting que, durante a presente temporada, mudou de presidente - Frederico Varandas entrou para o lugar de Bruno de Carvalho -, de treinador - Marcel Keizer ocupou o cargo de José Peseiro -, recuperou alguns dos jogadores que perdeu - nove atletas rescindiram por justa causa depois das agressões em Alcochete - e, após de todas estas mudanças, terminou em terceiro lugar, com uma Taça da Liga.

Com uma equipa bem diferente e um contexto distinto do último ano, os leões querem voltar a sorrir no Jamor e sair do Estádio do Nacional com outro resultado e... com a taça. Querem 'vingar' a última vez edição e presentear os adeptos com um título para fechar a temporada. 

Mas, afinal, quem conquista o Jamor? O Leão ou o Dragão? Uma coisa é certa, o jogo não termina sem um vencedor.

A partida está agendada para o próximo sábado, pelas 17h15. Pode acompanhar em direto no Desporto ao Minuto

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas