Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Este 8 é um 31: Novo show aqueceu palco da final da Taça

Bruno Fernandes chegou aos 31 golos na tarde em que o Sporting fez, frente ao Belenenses SAD, o que não fazia há... 31 anos: vencer um jogo do campeonato nacional por sete golos de diferença.

Notícias ao Minuto

06:42 - 06/05/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O estádio do Jamor vislumbrou, na tarde de domingo, uma autêntica ‘avalanche’ verde e branca’, que culminou naquela que foi a segunda maior goleada do campeonato português na presente temporada.

Com o terceiro lugar garantido, e com o segundo quase matematicamente inalcançável, o Sporting tinha pouco por que jogar, mas assinou uma exibição categórica’ e bateu o Belenenses SAD por… 8-1.

É preciso recuar 31 anos para encontrar o último triunfo leonino por sete golos de diferença em partidas referentes ao campeonato português. Foi em 1988, quando o conjunto verde e branco aplicou uma vitória de sete golos ao Penafiel (7-0). 

De sublinhar, ainda, que esta foi apenas a décima vez na história da Liga lusa na qual uma equipa conseguiu marcar oito golos fora de portas. O último registo ocorreu há 52 anos, na goleada do Benfica no terreno do Beira Mar, por 9-0.

Tudo isto no Jamor que, dentro de menos de três semanas, irá receber, precisamente, a final da Taça de Portugal. O leão, que irá enfrentar o FC Porto, já preparou o terreno para voltar a sorrir onde, em 2018, tanto sofreu.

Derrocada começou nos pés de Muriel

A história do jogo começou, de resto, a contar-se desde bem cedo. Muriel teve uma tarde para esquecer, e, depois de ‘oferecer’ o primeiro golo a Raphinha, rasteirou o avançado brasileiro e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o Belenenses SAD reduzido a dez durante praticamente 70 minutos.

A partir daí, o Sporting acelerou e só parou nos oito. Entre um ou outro susto – um dos quais originou o único golo dos homens da casa, por Licá – os leões navegaram a velocidade cruzeiro e fizeram a festa ao som dos golos de Bruno Fernandes (hat-trick), Luiz Phellype, Bas Dost, e Doumbia.

Parece ser já um lugar comum, mas Bruno Fernandes voltou a ser o homem do jogo. Armou um autêntico 31 no Jamor e chegou aos… 31 golos em 2018/19, o que o torna no médio com mais tentos da história do futebol europeu numa só temporada, deixando para trás Alex.

Mas as boas notícias para Marcel Keizer não se ficaram por aqui. Luiz Phellype fez o sétimo golo de leão ao peito e apanhou Diaby como o quarto melhor marcador da equipa em 2018/19. A liderança desta tabela pertence a Bruno Fernandes, imediatamente seguido de Bas Dost.

O internacional holandês regressou aos relvados após uma paragem de quase dois meses, devido a lesão, e fez de imediato o gosto ao pé, elevando a contagem pessoal para 22 golos em 32 jogos na atual campanha.

Belenenses SAD vs Sporting
40% Posse de bola 60%
9 Remates 22
2 Cantos 0
10 Faltas 17
2/1 Cartões amarelos/vermelhos 2/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório