Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Sem Luz nem sorte, Benfica perde e desperta do sonho europeu

Encarnados tiveram uma mão nas meias-finais da Liga Europa, mas um golo polémico de Kostic e uma falha defensiva culminaram naquela que foi a quarta derrota da 'era Bruno Lage'.

Sem Luz nem sorte, Benfica perde e desperta do sonho europeu
Notícias ao Minuto

07:36 - 19/04/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

No espaço de 24 horas, Portugal passou de ter dois representantes portugueses na Europa a não ter nenhum. Depois da eliminação do FC Porto diante do Liverpool, foi a vez de o Benfica não conseguir segurar a vantagem trazida da primeira mão e ‘tombar’ da Liga Europa.

Bruno Longe apresentou uma equipa transfigurada, a jogar na expetativa, frente a um Eintracht Frankfurt que desde bem cedo mostrou que não estava disposto a baixar os braços depois da derrota sofrida na Luz, por 2-4.

Depois de dar o primeiro sinal de aviso, aos oito minutos, Filip Kostic inaugurou mesmo o marcador aos 36. Em posição irregular, o internacional sérvio aproveitou uma defesa incompleta de Odysseas Vlachodimos para marcar. Valeu aos alemães não haver VAR nesta fase da Liga Europa.

No segundo tempo, os encarnados subiram as linhas e estiveram, inclusive, perto de marcar por duas vezes logo após o regresso dos balneários. Não o fizeram, e viram, aos 67 minutos, Sebastian Rode beneficiar de uma falha defensiva e atirar para o golo que revirou a eliminatória.

Até final, o Benfica ainda tentou marcar o golo que lhe permitiria garantir o apuramento. No entanto, a cinco minutos dos 90, Eduardo Salvio, que havia entrado pouco antes para o lugar de Rafa, acertou em cheio no poste.

Sem mais golos, o Eintracht Frankfurt garantiu, assim, aquele que é o quarto apuramento de toda a sua história para as meias-finais de uma competição europeia. A última vez que o haviam feito foi em 1980… quando conquistaram a então denominada Taça UEFA.

Águia voltou a sentir saudades de casa

Bruno Lage – que foi expulso imediatamente após o golo de Kostic, por contestar a arbitragem de Daniele Orsato – somou, desta maneira, a sua quarta derrota desde que sucedeu a Rui Vitória no comando técnico do Benfica, em janeiro.

Curiosamente (ou não), todas elas sucederam fora do estádio da Luz, e apenas uma não resultou na eliminação de uma competição: com o Dínamo Zagreb, na Croácia, por 0-1, no jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

De resto, foi em Braga, diante do FC Porto (1-3), que caiu da Taça da Liga. E foi em Alvalade, frente ao Sporting (0-1), que foi eliminado da Taça de Portugal. E, agora, foi na Alemanha, contra o Eintracht Frankfurt, que deixou a Liga Europa. O sonho de voltar a conquistar uma competição europeia, tantas vezes badalado por Luís Filipe Vieira, terá de continuar a aguardar.

Cabe, agora, ao técnico encarnado, apontar baterias para o campeonato português, única prova que ainda pode conquistar. A primeira de cinco finais joga-se na próxima segunda-feira, no estádio da Luz, frente ao Marítimo.

Eintracht Frankfurt vs Benfica
52% Posse de bola 48%
15 Remates 7
5 Cantos 2
4 Foras de jogo 3
12 Faltas 8
3/0 Cartões amarelos/vermelhos 1/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório