Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Os cenários e opções de uma águia privada do seu goleador de serviço

Haris Seferovic lesionou-se na Croácia, teve de ser substituído e está em risco de falhar receção ao Belenenses. Jonas e Jota espreitam lugar no onze.

Os cenários e opções de uma águia privada do seu goleador de serviço
Notícias ao Minuto

08:05 - 09/03/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A estadia do Benfica em Zagreb acabou por ser palco para más recordações. Os encarnados perderam diante do Dinamo (0-1), em jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, e viram ainda Haris Seferovic contrair uma lesão quando estava a ser disputada a primeira parte do encontro. O goleador suíço, com melhor registo na era Lage, está, assim, em risco para a receção ao Belenenses, agendada para segunda-feira. 

Aos 31 minutos de jogo, Seferovic saltou e no momento da queda sentiu uma dor na zona da virilha pedindo de imediato a entrada da equipa médica encarnada. Após receber assistência, o suíço foi mesmo forçado a abandonar o terreno de jogo e Bruno Lage decidiu lançar para o seu lugar Franco Cervi, aliás a 'única' opção mais ofensiva que tinha no banco. 

No entanto, o argentino não será, à partida, a opção mais provável para render Seferovic no onze do Benfica diante do Belenenses. Substituir o goleador suíço não será fácil, pois trata-se do jogador com mais golos apontados na Era Lage. 

Desde que o treinador de 42 anos assumiu o comando técnico das águias, sucedendo a Rui Vitória no cargo, Haris Seferovic marcou presença em todos os jogos de Lage. Com 12 golos em 15 partidas, Seferovic é assim o goleador de serviço das águias, sendo agora a principal preocupação do técnico do Benfica preparar e escolher o novo parceiro de João Félix na frente de ataque, isto, claro, se o internacional helvético não estiver clinicamente apto - ou for alvo de poupança por precaução. 

Jonas, a escolha natural 

À partida, Jonas será o jogador que mais condições reúne para assumir um lugar que, diga-se, foi seu durante as últimas temporadas. No entanto, o avançado brasileiro ficou de fora da convocatória das águias para a viagem à Croácia, algo que poderá indicar um problema físico.

Porém, e caso esteja disponível para ser convocado, o experiente avançado brasileiro deverá assumir o lugar de Seferovic no onze encarnado, o que significaria que voltaria a ser titular no Benfica ao fim de quase três meses.

A última vez em que goleador encarnado jogou de início aconteceu no dia 23 de dezembro de 2018, numa partida em que o Benfica recebeu e goleou o Sporting de Braga (6-2). Nesse mesmo jogo, Jonas apontou um dos golos da equipa que na aquela altura era ainda orientada por Rui Vitória e saiu aos 62 minutos par dar o lugar... a Haris Seferovic. Assim sendo, Jonas poderá estrear-se na condição de titular no reinado de Lage.

Jota, a pérola à espreita de oportunidade 

Para além de Jonas, também Jota poderá ser alternativa escolhida para suplantar a possível ausência de Seferovic. Nesse caso, também se tratará de mais uma estreia a titular sob o leme de Bruno Lage. O jovem avançado de 19 anos soma apenas nove minutos de utilização na equipa principal, na goleada aplicada ao Desportivo de Chaves (4-0), e poderá assim ter uma oportunidade de ouro para entrar na equipa de Lage. 

Jota, tal como João Félix, é visto pelos responsáveis encarnados como um dos maiores diamantes do Seixal. O avançado português foi mesmo um dos jogadores presentes na recente conquista do Campeonato Europeu de sub-19 protagonizada pela seleção nacional. 

Lage pode alterar esquema tático 

Neste rol de possibilidades, nada garante que Bruno Lage não possa alterar o sistema tático da equipa de forma a contrariar a possível ausência de Seferovic. No jogo em Zagreb, o técnico das águias optou por lançar Cervi, deixando João Félix 'sozinho' na zona mais adiantada do terreno. 

Feitas as contas, o treinador do Benfica terá sempre a última palavra e deverá guardar tal cartada até ao apito inicial do jogo contra o Belenenses, algo que também complicará a estratégia de Jorge Silas, técnico da equipa azul. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório