Os segredos de Lage: Das 'pedras' recuperadas à faceta humana

Técnico conseguiu transformar a capacidade da equipa muito por culpa da tremenda confiança que passa aos jogadores, especialmente aos mais 'apagados'.

Bruno Lage

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
20/02/2019 08:35 ‧ 20/02/2019 por Notícias ao Minuto

Desporto

Benfica

Em pouco mais de mês e meio, Bruno Lage conseguiu alterar por completo a realidade do universo benfiquista. A equipa passou a vencer e a convencer, a aposta na formação adquiriu nova dimensão e os adeptos ganharam uma enorme dose de confiança. Como sempre no futebol, os resultados falam por si e na Luz não foi exceção.

Neste período com o novo técnico ao leme, os encarnados somaram 10 vitórias e apenas uma derrota nos onze encontros realizados. O único desaire aconteceu diante do FC Porto, na 'final-four' da Taça da Liga. 

Se as oportunidades dadas a jovens como Ferro, Yuri Ribeiro ou Florentino Luís e o reforço da aposta em João Félix conferem um maior brilho ao trabalho do treinador, totalmente identificado com o projeto que Luís Filipe Vieira tem para o clube, assente nos 'produtos' do Seixal, a capacidade para revitalizar 'pedras' que pareciam gastas foi outro dos segredos de Lage.

Jogadores como Gabriel e Samaris pareciam ter um pé fora da Luz, mas a chegada do novo líder mudou esse destino. O brasileiro passou a dividir o 'miolo' com Fejsa, num sistema de 4x4x2, e o seu futebol foi fluindo. Intenso na função de '8', o médio começou a fazer a diferença no setor intermédio, quer pela notável qualidade de passe, quer pela capacidade para funcionar como um verdadeiro 'box-to-box', pautando o jogo da equipa, e até já se estreou a marcar - frente ao Sporting para a Taça de Portugal (2-1). Já o grego ultrapassou Alfa Semedo na hierarquia dos médios-defensivos, beneficiou da ausência de Fejsa para mostrar serviço em campo e a verdade é que tem cumprido à risca os pedidos do treinador. 

A velha máxima de que defende que "todos contam" não poderia ser melhor aplicada. Esta sempre foi a filosofia adoptada por Bruno Lage e passada ao plantel desde o momento em que assumiu o comando da equipa.

A sensibilidade para lidar com cada uma das personalidades que tem dentro do balneário e a frontalidade e sinceridade que prima na relação com os jogadores foi outro dos ingredientes para que o jovem técnico, de 42 anos, conseguisse extrair todo o valor, não só de Gabriel e Samaris, como até de Pizzi, que voltou aos tempos de 'maestro' dos encarnados, com exibições de encher o olho, e Seferovic, que 'explodiu' verdadeiramente, somando já sete jornadas consecutivas a marcar. 

Segundo foi possível apurar pelo Desporto ao Minuto, junto de fonte próxima das águias, estas características humanas de Bruno Lage têm servido de complemento perfeito para a inegável competência enquanto treinador. A direção do Benfica mostra-se extremamente agradada com o trabalho realizado pelo técnico e a renovação do contrato - ontem oficializada - é apenas uma recompensa. Apontado com um treinador 'à Benfica', Lage ainda agora iniciou o seu percurso na equipa principal, mas a verdade é que estes primeiros passos prometem uma caminhada... com 'pedras' sólidas.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Fernando Mendes presta homenagem a Jota e André Silva em 'O Preço Certo'

Fernando Mendes

Fernando Mendes presta homenagem a Jota e André Silva em 'O Preço Certo'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas