Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Revolução no futebol mundial chega em março. Eis os planos da FIFA

Gianni Infantino pretende mudas o formato dos Mundiais de clubes e de seleções, assim como trazer de volta a Taça Intercontinental.

Revolução no futebol mundial chega em março. Eis os planos da FIFA
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Futebol

A próxima reunião do Comité Executivo, agendado para os dias 14 e 15 de março, em Miami, promete provocar uma autêntica revolução no futebol mundial, cujos detalhes são, este sábado, revelados pelo jornal espanhol Marca.

Antes de ir a votos, em junho, o presidente do organismo que rege o futebol mundial, Gianni Infantino, pretende aprovar uma série de alterações nas competições, quer de clubes, quer de seleções.

Uma das primeiras estará relacionada com o Mundial de Clubes, cujo formato tem os dias contados. Ao invés de ser realizado todos os anos, com os campeões de cada um dos continentes, poderá adotar um mecanismo bem diferente.

O objetivo da FIFA, refere a publicação, passe por que este seja disputado de quatro em quatro anos, e contemple a participação de 24 ou 32 equipas. Um torneio que custaria cerca de 18 mil milhões de euros, que seriam pagos por um consórcio japonês.

O regresso da Taça Intercontinental, que colocaria, frente a frente, os vencedores da Liga Europa e da Taça Sul-Americana, é outro dos projetos em cima da mesa, e colhe o apoio, quer da UEFA, quer da CONMEBOL.

Esta revolução pode, inclusive, chegar ao Campeonato do Mundo. Agradado com o desempenho da Liga das Nações, Gianni Infantino acredita que um formato semelhante poderia ser transportado para a maior prova planetária de seleções.

Além de passar a contar com 48 seleções, o Mundial contaria com classificações continentais, de onde se apurariam um total de oito equipas, que, a cada dois anos, disputariam uma fase final. Caso seja aprovada, irá ocupar o espaço da Taça das Confederações, que deverá ser abolida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório