Real Madrid e Juventus vivem situações antípodas nos seus respetivos países. Olhando para a classificação os merengues situam-se na quinta posição, a 10 pontos do Barcelona, com quase metade dos golos marcados (26 contra 50). Por outro lado, a vecchia signora de Cristiano Ronaldo continua a 'voar', batendo recordes, encantando os recintos desportivos por Itália Se existe uma equipa real, essa bem parece ser bianconera. Enquanto em Madrid se continua a ver tudo a branco...
A saída de Ronaldo é por estes dias o motivo evocado pela imprensa italiana e espanhola como um dos principais motivos do declínio madridista. Um declínio que também se verifica nas bancadas no Bernabéu. Um estádio que regista a pior média de assistências dos últimos nove anos.
E o leitor ainda se recorda do que disseram alguns protagonistas da casa merengue, após a saída de Ronaldo?
Sergio Ramos em agosto: "A perda de um jogador importante como Ronaldo é ruim, mas não é por isso que paramos de vencer. Ao longo da história muitos campeões passaram por aqui, o clube está acima de tudo ".
Gareth Bale em meados de setembro: "A sua partida torna tudo um pouco mais relaxante. Agora jogamos mais em equipa, trabalhamos em grupo e não para um único jogador".
Karim Benzema no final de novembro: "Ronaldo já se foi, agora é a minha vez de vencer o Real Madrid e estou pronto. No campo eu estou bem e tu podes ver isso, eu sempre quero marcar".
A culpa é do VAR, mas os adeptos 'fiscalizam' a situação de outra forma
O erro grosseiro cometido pelo VAR e que custou a derrota merengue contra a Real Sociedad ainda não deixou de ser tema na imprensa espanhola. Isso, no entanto, não significa que os adeptos do Real Madrid estejam convencidos de que sua equipa ocupa o quinto lugar na classificação por causa dos árbitros: "A verdadeira razão é que o clube não é capaz de compensar a perda de Cristiano Ronaldo . E certamente não devemos ser analistas ou conhecedores da bola para entendê-la", reproduz o diário Tuttosport, evocando a opinião de alguns adeptos merengues.
"Basta dar um passeio pelas ruas de Madrid e perceber como a saída de CR7 é considerada por muitos a principal razão para o início decepcionante de temporada dos atuais campeões europeus, que talvez pensaram que tinham resolvido os seus problemas batendo o Kashima e o Al Ain do Qatar", prossegue este diário italiano.
Afinal quem são os 'réus' da atual situação desportiva do Real Madrid?