A Taça de Portugal prepara-se para abraçar nova eliminatória depois de uma 4.ª ronda rica em emoção, mas pobre... em surpresas. Nos jogos de quinta a domingo, não houve registo de nenhum tomba gigantes -expressão usada aquando uma equipa de escalão inferior vence outra de um escalão superior -, e há precisamente 44 anos não se vivia situação semelhante.
Com o sorteio a realizar-se na próxima sexta-feira, são 16 as equipas ainda em prova. Desse lote, apenas três não militam na I Liga. As restantes são todas do principal escalão do futebol português.
Leixões, Paços de Ferreira (ambas da II Liga) e Montalegre (Campeonato de Portugal) são assim os três resistentes da prova rainha. Um número muito reduzido que não acontecia desde da temporada 1974/75, altura em que SC Braga, Montijo e Sp. Covilhã não estavam na I Liga e que conseguiram um passaporte para os 'oitavos'.
Refira-se que as equipas da I Liga presentes nesta fase da prova são Benfica, Desportivo das Aves, Sporting, FC Porto, Moreirense, Tondela, Vitória SC, Boavista, Rio Ave, Vitória FC, Feirense, Desportivo de Chaves e SC Braga.
Não havia um número tão elevado de equipas da I Liga (13) nos oitavos de final da Taça desde 1974/75Equipas de escalões secundários nos oitavos 1974/75: SC Braga, Montijo e Sp. CovilhãEquipas de escalões secundários nos oitavos 2018/19: Leixões, Paços F., Montalegre pic.twitter.com/SiUHLOeOWK
— playmakerstats (@playmaker_PT) November 26, 2018