Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Marcel Keizer: Os três primeiros 'testes de fogo' são em terreno inimigo

O novo treinador do Sporting arranca o seu trabalho com três duelos fora de casa: Lusitano Vildemoinhos, Qarabag e Rio Ave.

Marcel Keizer: Os três primeiros 'testes de fogo' são em terreno inimigo
Notícias ao Minuto

08:00 - 13/11/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

O Sporting apresentou, no início da presente semana, o novo treinador. Marcel Keizer assumiu o comando técnico dos leões e, depois da paragem para compromissos das seleções, arranca com três testes em competições distintas, todos fora de portas: Taça de Portugal, Liga Europa e I Liga.

O primeiro desafio é para a 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal. Numa visita ao Lusitano Vildemoinhos, no próximo dia 24 de novembro, os leões têm de vencer para continuar na prova rainha.

Cinco dias depois (29 de novembro), os verde e brancos têm uma viagem até ao Cazaquistão, para defrontar o Qarabag. Após uma vitória, em Alvalade, por 2-0, será importante um triunfo no terreno do adversário, na penúltima jornada da fase de grupos.

Até porque o Sporting ocupa a segunda posição com sete pontos, menos três pontos do que o líder Arsenal. Já Qarabag e Vorskla têm ambos três pontos e ainda têm de voltar a encontrar os leões.

Já o regresso ao campeonato nacional está apenas marcado para o dia 3 de dezembro, também com uma deslocação fora de portas. Desta vez, o teste tem lugar na Vila das Aves, numa visita que pode ser 'problemática'.

O Rio Ave ocupa a quinta posição na tabela classificativa, com 18 pontos, apenas menos quatro pontos do que os leões, que estão no segundo lugar. Porém, o histórico de confrontos entre as duas equipas, na Vila das Aves, oferece vantagem aos leões: em 29 jogos disputados (no total das competições), 15 vitórias pertencem ao Sporting, cinco ao Rio Ave e nove empates. 

Neste sentido, Marcel Keizer tem, pela frente três desafios, em diferentes competições, que podem funcionar como uma boa 'rampa de lançamento' para o trabalho que pretende desenvolver com o Sporting, clube com o qual assinou um contrato válido até 2021. 

O 'legado' de Tiago Fernandes depois de Peseiro 

O Sporting escorregou, em casa, com o Estoril, para a Taça da Liga e, nessa mesma noite, Frederico Varandas despediu o treinador contratado por Sousa Cintra, no início da época. Para o seu lugar, 'subiu' Tiago Fernandes, de forma interina.

O jovem técnico desempenhou o seu trabalho com um saldo positivo. Nos três jogos em que orientou a equipa, registou duas vitórias e um empate: Santa Clara (2-1), Arsenal (0-0) e Desportivo de Chaves (2-1). Para além disso, deixou o Sporting no segundo lugar, com 22 pontos, menos dois pontos do que o líder FC Porto (24), e mais dois pontos do que o Benfica, que está no quarto lugar. Já o Sp. Braga tem 21 pontos, na terceira posição.

Em termos pontuais, Tiago Fernandes despediu-se de Alvalade, tal como José Peseiro. Quando o treinador deixou os verde e brancos, o Sporting ocupava a quinta posição na tabela classificativa, com 16 pontos. No entanto, também estava apenas a dois pontos de distância do topo, que já pertencia aos dragões, na altura com 18 pontos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório