Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Herói do Sporting sonha com noite de ouro do filho ao serviço do Loures

Mário Coelho ficou na história dos leões e este sábado irá vibrar com o encontro de Juninho frente ao clube de Alvalade.

Herói do Sporting sonha com noite de ouro do filho ao serviço do Loures
Notícias ao Minuto

08:00 - 20/10/18 por Fábio Aguiar

Desporto Entrevista

O futebol é, muitas vezes, reflexo da vida e coloca-nos em situações curiosas que nos fazem pensar se todas essas vivências são resultado de meras coincidências ou se, de facto, traduzem as tão aclamadas ironias do destino. A história de Mário Coelho e Juninho pode enquadrar-se neste cenário. O primeiro, o pai, foi herói no Sporting, a 10 de maio de 1987, quando, em cima do apito final do prolongamento, apontou um grande golo que valeu a passagem do Sporting à final da Taça de Portugal, em pleno estádio das Antas, diante do FC Porto. O segundo, o filho, prepara-se para, pelo primeira vez, defrontar o clube de Alvalade, na 3.ª eliminatória da prova rainha, com a camisola do Loures.

O Desporto ao Minuto conversou com os dois e quis perceber de que forma esta glória do passado servirá de inspiração para a esperança do presente. "Vai ser um jogo muito especial, claro. Quando se está numa terceira divisão, digamos assim, todos torcem para que o sorteio coloque um grande no seu caminho, pela visibilidade que dá, uma vez que será transmitido na televisão, com muita gente a ver, olheiros, dirigentes, empresários, e pode sempre ser uma oportunidade única. Logicamente que fiquei muito feliz por ser o Sporting, porque é um clube especial, pelo qual sou apaixonado", começou por dizer o pai, Mário Coelho, que viajou do Brasil para Portugal de propósito para assistir à partida.

"Percebi que era uma oportunidade única para voltar a Portugal, juntando o útil ao agradável. Tive o prazer de jogar com muitos grandes jogadores, como Vítor Damas, Manuel Fernandes, Oceano, etc. Cerca de 70% ou 80% deles ainda mantenho contacto. E isso é fantástico", revelou o antigo médio dos leões, deixando um conselhos aos jogadores da equipa do Campeonato de Portugal: "Eles têm que jogar tranquilos. Não têm que ter pressão. Se tiver, não caminha sequer. Desfrutem, aproveitem e mostrem o seu futebol. É o que lhe transmito a ele."

Admitindo que nesta altura já sente "aquele nervoso miudinho", Juninho não esconde a felicidade pelo momento. "À medida que o jogo se aproxima, há sempre aquela maior adrenalina. Espero jogar porque será uma coisa marcante na minha vida, que eu poderei contar aos meus filhos e aos meus netos. Será um dia muito especial", confessou o jogador, de 28 anos, revelando o sentimento vivido no momento do sorteio: "Estávamos todos juntos a almoçar e quando saiu a bolinha do Loures foi a loucura. Ficou toda a gente muito feliz e eu, pessoalmente, fiquei fascinado por ser um clube pelo qual torço, devido à marca que o meu pai deixou. Liguei logo para ele, apesar de no Brasil ser muito cedo, e notei que também ficou muito feliz."

Notícias ao MinutoJuninho [à esquerda] e Mário Coelho [à direita] conversaram com o Desporto ao Minuto.© Fábio Aguiar

Sonho de repetir o golo, mas... com o outro pé

Mário Coelho chegou ao nosso país já com 30 anos, mas isso não o impediu de fazer história nos três anos que por cá 'espalhou' o seu futebol. O brasileiro vestiu a camisola verde e branca durante duas épocas - seguiu depois para o Estrela da Amadora - e foi que protagonizou esse tal momento frente ao FC Porto que não mais saiu da memória dos adeptos do Sporting. 

"Acredito que esse marcou a minha passagem por Portugal, por ter sido numa meia-final, já a acabar, frente ao FC Porto, que tinha 70% de jogadores da Seleção Nacional e os restantes representavam as seleções dos seus países. Por isso, também foi muito especial para mim. Lembro-me de todos os detalhes, não preciso de ver", frisou, confiante de que o filho poderá, este sábado, seguir-lhe as pisadas, mas... com uma pequena diferença.

"Acho difícil que consiga repetir, não pelo talento, mas sim porque eu sou esquerdino e ele destro. Dificilmente ele iria acertar um remate daqueles de pé esquerdo", atirou, entre risos, salientando: "De pé direito já fez vários deste tipo. Espero que desfrute, até porque ele tem mais essa característica de fazer golos. Eu não marcava muitos porque jogava numa posição diferente, o que no Brasil chamamos de meio-armador - médio interior. Ele joga mais como segundo avançado e, por isso, tem mais facilidades de fazer golos, até de cabeça, algo que eu não fazia, até porque com 1,60 m de altura não ganhava bolas a ninguém", explicou, entre risos.

Por seu lado, Juninho vê nesta partida com o Sporting uma janela de oportunidade. Depois de falhar o jogo com o Torreense, da última jornada do Campeonato de Portugal, devido a problemas físicos, o brasileiro está recuperado e admite que o famoso golo do pai serve de inspiração. "Já vi muitas vezes no Youtube, quando o Sporting joga com o FC Porto as pessoas lembram-se e volto a ver. Foi impressionante... Estou a sonhar ainda, espero poder realizar e a verdade é que seria uma sensação única. Não precisa de ser tão bonito! Só que nos valesse a passagem à próxima eliminatória já se tornaria bonito por esse simbolismo e pela presença do meu pai", vincou.

Notícias ao MinutoMédio-ofensivo ainda acredita que poderá alcançar outros voos na sua carreira.© Instagram Juninho Coelho

Semana única para o Loures

Embora o encontro coloque o Loures noutro patamar de mediatismo, natural desta festa da Taça, a equipa orientada por André David mantém os pés bem assentes no chão. O objetivo é "deixar uma boa imagem, colocar em prática o seu futebol, quando possível e, obviamente, tentar surpreender".

"Tem sido uma semana de motivação para nós. Temos trabalhado bastante o processo defensivo, pois sabemos que, apesar do Sporting poder apresentar uma segunda linha, tem jogadores de muita qualidade. Estamos muito motivados e temos consciência de que é a oportunidade para nos mostrarmos", analisou o médio que, em Portugal, além do Loures, já representou a Sanjoanense, o At. Cucujães, o Aliança de Gandra, o Lusitano VRSA e o Gafanha. 

Objetivo de chegar à Primeira Liga

Aos 28 anos, Juninho ainda tem muito para conquistar no futebol. O brasileiro chegou ao nosso país em 2008, regressou depois ao seu país Natal e passou por Espanha e Suíça antes de voltar a Portugal. Com várias experiências nos escalões inferiores, o médio acredita que está na hora de 'dar o salto' e espera que este jogo com o Sporting lhe conceda uma oportunidade para pôr em prática toda a sua qualidade.

"Acredito que ainda posso chegar à Primeira Liga! Claro que gostaria que fosse cá em Portugal, pois tenho cá a minha família, a língua é a mesma e já estou habituado a esta realidade. Se não for possível, também estou disponível para outra possibilidade. O meu objetivo é chegar a um patamar mais alto", contou, apelando ao apoio dos adeptos do Loures.

"Estejam connosco, apoiem e compareça. Não só na Taça de Portugal, como também no campeonato, estejam do nosso lado, pois precisamos da ajuda de todos", finalizou. Este sábado, em Alverca, a casa emprestada para esta partida, Juninho vai tentar repetir a história de glória escrita pelo pai, enquanto este estará na bancada a sofrer pelo filho, na ânsia de que o médio possam vestir a 'pele' que já foi sua: a de herói.

Notícias ao MinutoMédio soma oito jogos esta temporada no Loures e este sábado irá viver uma noite única.© Instagram Juninho Coelho

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório