Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Está preparado dedicarmos a vitória sobre o Galatasaray ao Aboubakar"

Sérgio Conceição lamenta a grave lesão sofrida pelo avançado, mas assegura que reforçou o espírito do plantel do FC Porto.

"Está preparado dedicarmos a vitória sobre o Galatasaray ao Aboubakar"
Notícias ao Minuto

12:45 - 02/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição destacou, esta terça-feira, a importância de bater o Galatasaray para não complicar as contas do apuramento do FC Porto para a próxima fase da Liga dos Campeões. Numa conferência de imprensa que também contou com a presença de Danilo, o treinador dos dragões sublinhou, ainda, o estado de espírito "muito positivo" pelo qual o plantel atravessa.

Sérgio Conceição

Imperativo vencer: É importante ganhar o nosso jogo, visto que vamos jogar contra o primeiro classificado do grupo. Temos um jogo num grupo muito equilibrado, temos essa responsabilidade ao representar um clube como o FC Porto.

FC Porto não perde sem Danilo há um ano: O Danilo é um dos 20 que estão convocados, um jogador importante, não só pelo seu espírito dentro do campo, mas também por aquilo que representa para os colegas no balneário. Fiquei muito feliz pelo regresso dele. Depois, pode ou não jogar, ficar na bancada algumas vezes, dependendo do que acho que deve ser a equipa. Esteve cinco meses de fora, temos que ter alguns cuidados.

FC Porto favorito por jogar em casa: Hoje em dia já não se sente esse fator. As equipas conhecem-se bem. Falamos sempre do apoio do público, dessa força extra, é uma motivação extra. Como dizia o nosso grande mestre, o Pedroto, o público não é o 12.º jogador, mas dos primeiros a ajudar, a sentir a paixão pelo clube. Aproveito para desmistificar o que foi criado durante a semana. Vai ser muito importante esta maré azul, que esteja de volta e que possamos contar com eles.

Análise ao Galatasaray: Estas equipas estão recheadas de jogadores com uma maturidade muito interessante e com alguma experiências. Sei que as estatísticas dizem outra coisa, principalmente das equipas turcas, mas não será jogar fora que vai intimidar o Galatasaray. Conhecemos a equipa muito bem, temos todos os elementos que nos permitem fazer um raio-x ao pormenor dos pontos fortes e das suas fragilidades.

FC Porto sem Soares nem Aboubakar: O Aboubakar é uma referência no ataque, o Tiquinho é outra. Não estão eles, estão outros. Não podemos chorar sobre algo que não dá hipóteses. Tenho de contar com quem está disponível. Todos são importantes. Poderá mudar uma ou outra situação no jogo, e é para isso que o treinador é pago. Marega faz movimentações diferentes do que Aboubakar e Soares.

Rui Pedro no lugar de Aboubakar: Tenho à disposição o André Pereira, o Adrián López… Tenho jogadores no plantel principal que me dão garantias. O conhecimento da equipa B é grande, estou em comunicação constante com o Rui Barros. Quando acharmos que um jogador pode fazer parte de determinado jogo, fará.

Peso do Clássico: Zero.

Estado emocional do grupo: Muito positivo. Fizemos um jogo contra o Tondela que se aproximou do que quero da equipa, os jogadores sentem isso. Marcámos aos 85, faz parte da duração do jogo. Os jogadores ficaram muito moralizados. Temos de melhorar nalguns aspetos, como na eficácia. Sobre a gala do FC Porto, foi muito bonita, dignifica esta instituição. Ficámos com uma moral acima do nível médio. Juntámo-nos todos neste momento de dor do Aboubakar, o que só reforça o espírito do grupo. Praticamente todo o plantel, incluíndo eu, foi visitá-lo à meia-noite. Tive de o acordar. Ele ficou um bocado assustado, não estou a brincar. Dentro de uma situação negativa, é algo que reforça o que nos junta. Posso-vos dizer que está preparado, depois do que espero ser a nossa vitória com o Galatasaray, dedicarmos essa vitória a Aboubakar.

Menos reservas na Champions: No ano passado, tivemos um jogo aqui que não foi positivo. Fizemos grandes jogos contra grandes equipas a jogar com dois médios. Quando algum deles não faz o trabalho que tem a fazer, especialmente sem bola, normalmente culpamos e fazemos uma análise mais básica. É uma pura mentira.

Danilo

Dificuldades no meio-campo: É um jogo importante. Jogamos em casa, temos responsabilidade grande perante os nossos adeptos. É um jogo importante. O FC Porto joga sempre para ganhar. Vai ser um jogo complicado, intenso nos confrontos físicos, especialmente no meio-campo. Vamos ter de ganhar a primeira e segunda bola. Temos as nossas armas e vamos basear-nos mais em nós do que no adversário.

Jogar contra Fernando: É sempre bom reencontrar jogadores que tiveram uma história importante no FC Porto. Era um jogador que admirava muito quando jogava aqui, mas em campo vai ser uma rivalidade saudável. Eu quero ganhar, ele também. Quem tiver mais esse espírito sairá daqui vencedor. Espero que sejamos nós.

FC Porto sem Soares nem Aboubakar: O Aboubakar foi importante para nós, mas temos um plantel muito completo, cheio de bons jogadores, que conhecem bem a nossa forma de jogar. Não jogando o Aboubakar, haverá outro elemento que vai responder de forma positiva. Temos a estratégia bem estudada, agora é cumpri-la ao máximo.

Condição física: Depois de tanto tempo lesionado, há alguns cuidados, mas sinto-me bem. Devemos ter essas restrições, mas, por mim, estou sempre bem para jogar. Sinto-me bem, não tenho limitação a nível de dor.

Importante vencer: É sempre importante, quanto mais cedo melhor, cumprir os nossos objetivos. Temos que ver jogo a jogo, este é o mais importante, é neste jogo que estamos a pensar. Depois, se temos de fazer contas ou não, é outra história. Esta competição é muito longa.

Regresso: O meu regresso é sempre importante para o grupo. Acho que sou importante, não só dentro do campo, mas fora dele também. Os meus colegas sentem esse peso e essa responsabilidade, temos que jogar com esse fator.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório