O Barcelona anunciou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa um ‘novo’ emblema – com ligeiras alterações – que começará a ser utilizado em todas as plataformas e equipamentos a partir do arranque da temporada 2019/20.
O conjunto catalão explica, em comunicado, que o objetivo passa por “adaptar o escudo aos novos tempos”, já que desde a última atualização, em 2002, o contexto, a sociedade e a tecnologia mudaram muito”.
“Trata-se de uma evolução fiel aos elementos históricos do escudo: a cidade, Barcelona; o país, Catalunha; a entidade, com as cores azulgrana; e a bola. Mas, além disso, dá-lhe uma maior capacidade de reprodução, especialmente nos meios digitais, que são cada vez mais importantes”, pode ler-se na nota.
“Entre as suas caraterísticas, destaca-se o aumento do equilíbrio e da potência das cores azul e grená, mais presença da bola, o elemento central e icónico do estilo de jogo do Barça, a homogeneização das formas e colores, e o desaparecimento do acrónimo FCB”, acrescenta.
A atualização do escudo obriga, no entanto, a uma alteração estatutária, pelo que terá de ser aprovada pelos sócios em Assembleia-Geral, que se irá realizar no próximo dia 20 de outubro.