Estávamos em 2004, quando o FC Porto voou até Gelsenkirchen para defrontar o Monaco. Com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev (3-0), os azuis e brancos conquistaram a Liga dos Campeões, na Alemanha, com José Mourinho à frente da equipa.
14 anos depois, os dragões regressam (pela segunda vez depois do título europeu) à 'casa' onde foram (muito) felizes. Desta vez, para defrontar o Schalke, na primeira jornada da fase de grupos da Liga Milionária.
Desta vez com Sérgio Conceição à frente da equipa. Há 14 anos atrás, o técnico estava nas bancadas. Não podia representar os dragões nas competições europeias, uma vez que tinha estado na primeira metade da época ao serviço da Lazio.
Domenico Tedesco, treinador da formação alemã, oferece o favoritismo ao FC Porto, por já ter conquistado a competição em duas vezes. No entanto, Sérgio Conceição não descartou os perigos que a formação caseira pode criar ao dragão.
Domenico Tedesco
Jogo: O FC Porto parte como favorito, é uma equipa muito forte e pode comparar-se ao Atlético Madrid na forma de jogar. Apresenta-se em 4x4x2, com os atacantes muito presentes na transição e fortes nos cruzamentos. Herrera e Sérgio Oliveira têm um remate fácil e muito forte, além de participarem também muito no jogo ofensivo.
Favoritismo: É certo que não temos um grande nome no grupo, mas o FC Porto é um grande clube e estamos felizes por defrontar um adversário deste estatuto no primeiro jogo.
Sérgio Conceição
FC Porto é favorito? Acho que o Iker respondeu de uma forma correcta a essa mesma questão. Historicamente, somos o clube mais titulado deste grupo. Mas isso, por si só, não diz nada. O Schalke está inserido num registo competitivo muito alto, talvez esteja no campeonato mais competitivo do mundo. O grupo é muito equilibrado.
Equipa do Schalke: Mesmo durante os jogos, o treinador muda um pouco o esquema. Acho que a dinâmica é quase sempre a mesma, com dois homens fortes na frente de ataque. Apostam muito no jogo direto. Têm muita largura de jogo. É uma equipa muito interessante. Estamos preparados para os pontos fortes da equipa deles. Também conhecemos duas ou três fragilidades da equipa. Este é um grupo perigoso.
Últimos onzes
Schalke: Fahrmann; Caligiuri, Nastasic, Sané e Naldo; Mendyl, Bentaleb, Rudy e Mark Uth; Franco Di Santo e Guido Burgstaller.
FC Porto: Vaná; João Pedro, Diogo Leite, Felipe e Alex Telles; Otávio, Herrera, Danilo e Corona; Marega e Adrián Lopez.
Lesionados
Schalke: Oczipka, Stambouli, Geis, Mascarell, Reither e Skrzybski.
FC Porto: Soares, Mbemba e Diogo Costa.
Castigados
Schalke: Sem registo.
FC Porto: Sem registo.