Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Confirmado: Özil renuncia à seleção alemã

Internacional alemão anunciou este domingo a sua retirada internacional.

Confirmado: Özil renuncia à seleção alemã
Notícias ao Minuto

19:31 - 22/07/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Oficial

Mesut Özil vai deixar de representar a seleção da Alemanha. Num comunicado, partilhado nas suas redes sociais, o internacional alemão confirmou que se vai retirar.

Özil explicou que a decisão terá efeitos imediatos e que se deve ao “tratamento que recebeu por parte da DFB (Federação Alemã de Futebol). Tudo começou com uma imagem do jogador do Arsenal e Erdogan, presidente da Turquia.

A fotografia deixou os alemães irritados e Özil começou a ser fortemente criticado no seu país, começando um debate em torno da integração dos filhos de imigrantes na Alemanha. Isto porque, recorde-se, o futebolista tem raízes turcas.

Özil sentiu racismo por parte da Federação germânica e sentiu-se desrespeitado, por isso decidiu colocar um ponto final na sua carreira internacional.

"O que mais me frustrou nos últimos meses foi o tratamento que recebi da Federação alemã, e em particular do presidente da Federação, Reinhard Grindel. Depois da fotografia que tirei com o presidente Erdogan, pediram-me, por Joachim Low, que encurtasse as férias e regressasse a Berlim para emitir um comunicado a esclarecer toda a polémica. Quando tentei falar com Grindel sobre a minha herança cultural, sobre a minha história, ele estava mais interessado em falar sobre as suas crenças políticas", lê-se no comunicado de Özil.

"O tratamento que recebi por parte da Federação alemã faz com que não queira vestir mais a camisola da seleção. Sinto-me indesejado e sinto que tudo o que conquistei desde a minha estreia, em 2009, foi esquecido. (...) É com pesar que anuncio que, devido a estes eventos, não vou voltar a jogar pela Alemanha a nível internacional, pelo menos enquanto tiver este sentimento de racismo e desrespeito", acrescentou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório