Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Negócio CR7 à lupa: O seguro, a bilheteira e o 'boom' nas contas da Juve

Estudo estima que o orçamento da campeã italiana possa crescer 40 milhões de euros por ano graças ao internacional português... se tudo correr bem.

Negócio CR7 à lupa: O seguro, a bilheteira e o 'boom' nas contas da Juve
Notícias ao Minuto

13:48 - 22/07/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Estudo

O jornal italiano Il Sore 24 Ore divulga, este domingo, de forma antecipada, os pormenores de um extenso estudo da Kpmg Football Benchmark, intitulado “Ronaldo Economics”, onde são expostos todos os valores que a operação levada a cabo pela Juventus poderá envolver no futuro.

Feitas as contas, se tudo correr como desejado e a Vecchia Signora, não só continuar a sagrar-se campeã italiana na Serie A, como estiver presente nas decisões na Liga dos Campeões, estima-se que o orçamento possa ‘disparar’ para um valor máximo de mais 40 milhões de euros por ano em relação ao cenário atual.

Se, caso contrário, o internacional português não conseguir corresponder às expetativas e os resultados se deteriorarem, as contas do emblema de Turim poderão sofrer um ‘tombo’ de até 45 milhões de euros anualmente. 

As contas

Ordenado: O contrato assinado por Cristiano Ronaldo com a Juventus contempla um ordenado no valor de 30 milhões de euros líquidos por ano. Tendo em conta a carga fiscal aplicada em Itália, isto significa que a Vecchia Signora terá de lhe pagar, no total, entre 55 a 56 milhões de euros, ou seja, o equivalente a 21% dos custos do clube com pessoal a 30 de junho de 2017.

Seguro: Após consultar “peritos da indústria”, a Kpmg diz estar em condições de concluir que o seguro pago pela Juventus contra riscos de morte acidental custará entre três a cinco milhões de euros. Um valor substancial devido à idade de CR7 (33 anos) e ao elevado vencimento que irá auferir.

Bilheteira: A Juventus registou um aumento de 30% na venda dos bilhetes para a temporada completa, em relação à temporada anterior. A consultora estima que, a continuar a este ritmo, o clube poderá recolher receitas de até 34 milhões de euros. E, se a este ‘bolo’ juntarmos os ingressos para uma campanha na Liga dos Campeões em que, no pior dos cenários, a campeã italiana fique pelos oitavos-de-final, o valor ascenderá até um máximo de 70 milhões de euros, mais 23 milhões de euros do que em 2016/17.

Direitos televisivos: As novas regras da Serie A resultaram numa verba inferior a receber pelos clubes no que a este aspeto diz respeito. Nesse sentido, a Juventus nunca deverá ultrapassar os 115 milhões de euros, menos 7,5 milhões de euros do que em 2016/17. No entanto, se Cristiano Ronaldo conseguir levar a equipa à vitória de Liga dos Campeões, a receita total poderá chegar aos 255 milhões de euros, mais 55 milhões de euros do que em 2017/18.

Acordos comerciais: É neste aspeto que, segundo o estudo, a Juventus mais terá a ganhar. Se, na temporada anterior, encaixou 120 milhões de euros entre acordos publicitários e venda de merchandising, poderá encaixar até mais 100 milhões de euros ao longo dos próximos três anos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório