Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

FPF pede à PGR que averigue divulgação dos contratos do Benfica

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, solicitou hoje à Procuradoria Geral da República (PGR) que averigue a divulgação dos contratos de dois jogadores do Benfica, após queixa do clube, disse fonte federativa.

FPF pede à PGR que averigue divulgação dos contratos do Benfica
Notícias ao Minuto

22:50 - 18/07/18 por Lusa

Desporto FPF

Além da solicitação de Fernando Gomes, também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) pretende ver esclarecido o caso, tendo anunciado, em comunicado, que vai "avançar com uma queixa-crime com vista às perícias e auditorias de entidades com competência amplamente reconhecida para o efeito".

O Benfica anunciou que iria apresentar uma queixa contra LPFP e FPF pela fuga de informação dos contratos dos jogadores Ferreyra e Castillo, que foram divulgados na terça-feira num blogue que tem revelado documentos e emails do clube.

Inicialmente, os 'encarnados' tinham também incluído a FIFA e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas revelaram que, depois de analisados os documentos, os mesmos não estariam na origem das fugas.

Entretanto, a Liga esclareceu, no mesmo comunicado, ser um organismo que trabalha "com Certificação de Qualidade pela norma ISO 9001/2015, sendo a primeira liga profissional de futebol a obter tal chancela", e explicou que "a plataforma Transfer está em vigência há várias temporadas desportivas, sendo que nos últimos dois anos todo o registo e inscrição de jogadores fez-se exclusivamente por esta via".

Embora justifique que aquela plataforma "tem agregado um sistema de segurança elevadíssimo, que é auditado por entidade externa e independente", a Liga, "na sequência dos alertas ontem [terça-feira] tornados públicos, entendeu reforçar os níveis de segurança dos seus sistemas e plataformas, já de si com padrões securitários elevados".

Segundo a Liga, os primeiros resultados "concluíram que os ficheiros exibidos na internet não são os mesmos rececionados" pelos serviços da Liga e que foram posteriormente enviados para a FPF e que "as fragilidades identificadas pelo relatório da FPF tornado público são recíprocas, uma vez que foram combinadas e estabelecidas entre as duas entidades".

A Liga conclui que, "apesar das auditorias em curso no organismo que tutela o futebol profissional, não será possível determinar a fonte de outros documentos e ficheiros entre os que foram tornados públicos ontem (terça-feira) e hoje, na medida em que são documentos não processados nem rececionados pelos serviços, dizendo apenas respeito a procedimentos obrigatórios junto dos serviços da FPF e da FIFA".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório