Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Coutinho e Neymar 'salvam' Brasil na compensação

Escrete bateu a Costa Rica por 2-0 e ascendeu, à condição, à liderança isolada do grupo E do Campeonato do Mundo.

Coutinho e Neymar 'salvam' Brasil na compensação
Notícias ao Minuto

14:54 - 22/06/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Mundial

A seleção brasileira colocou-se, esta sexta-feira, um passo mais perto de se apurar para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, ao bater a Costa Rica por 2-0.

Num encontro complicado, face à densa defesa adversária, o escrete teve de esperar pelo tempo de compensação para fazer a festa do golo, graças aos tentos de Philippe Coutinho e Neymar.

Brasil com bola… e pouco mais

Com o sportinguista Bryan Ruiz a titular, a Costa Rica, que voltou a apostar num esquema de cinco defesas, colocou sérias dificuldades a um Brasil que, ao longo dos primeiros 45 minutos, teve muita bola, mas poucas ideias.

Os primeiros cinco minutos de jogo foram jogados única e exclusivamente no meio-campo defensivo dos costa-riquenhos. No entanto, aos poucos, estes foram-se conseguindo libertar das amarras e ensaiar alguns contra-ataques venenosos, sempre com a mesma receita: colocando a bola no lado direito, nas costas de Marcelo e Neymar, mais preocupados em atacar do que em defender.

Foi, de resto, assim que, aos 13 minutos de jogo, a equipa da América Central criou a mais perigosa ocasião de toda a primeira parte. Gamboa ‘meteu a quinta’, acelerou e cruzou para o coração da grande área canarinha, onde apareceu Celso Borges a atirar a centímetros da baliza canarinha.

O Brasil respondeu aos 30 minutos, quando Gabriel Jesus colocou a bola no fundo das redes… mas a partida já estava interrompida por fora-de-jogo. O golo não valeu, mas serviu para ‘acordar’ a equipa de Tite, que voltou a levar o jogo para o meio-campo adversário. No entanto, faltou sempre imaginação.

Neymar, a espaços, conseguiu ter bola, mas faltou-lhe espaço para criar perigo. Ainda assim, foi importante a conquistar algumas faltas junto da grande área adversária. Coutinho e Willian tentaram lutar contra a maré, recorrendo sempre a remates de longe, que nunca encontraram o caminho da baliza.

Sofrer para ‘matar’ na compensação

A segunda parte foi um autêntico ‘massacre’ do Brasil à Costa Rica. Ora a barra, ora uma exibição de sonho de Keylor Navas, ora a falta de acerto, iam ‘salvando’ a seleção da América Central de uma tremenda goleada.

Tirando um lance aos 68 minutos, no qual Miranda foi fundamental para tirar o golo, a seleção brasileira ‘instalou-se’ no meio-campo adversário e de lá não saiu. A resistência costa-riquenha parecia indestrutível… mas cedeu na compensação.

Aos 90+1’, Philippe Coutinho apareceu sozinho na grande área e, só com Keylor Navas pela frente, abriu, por fim, o marcador. No último lance do encontro, foi a vez de Neymar, isolado por Douglas Costa, fazer também o gosto ao pé e sentenciar o resultado em 2-0.

Com este triunfo, o escrete passa a somar quatro pontos e ascende, à condição, à liderança isolada do grupo E, mais um do que a Sérvia e mais três do que a Suíça, seleções que se defrontam ainda esta sexta-feira. Quanto à Costa Rica, sem qualquer ponto, está eliminada da prova.

---------------------------------------------------------------------

90+8' - Apito final em São Petersburgo! O Brasil sofreu (e bem), mas bateu a Costa Rica graças aos golos de Philippe Coutinho e Neymar no tempo de compensação.

90+7' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Brasil! Neymar, isolado por Douglas Costa, só teve de empurrar para o 2-0.

90+1' - GOOOLOOOOOOOOOO do Brasil! É de Philippe Coutinho! Roberto Firmino colocou a bola no coração da grande área, onde apareceu Gabriel Jesus, que, com um pequeno toque, isolou o companheiro de equipa. O jogador do Barcelona, isolado frente a Keylor Navas, quebrou, por fim, a resistência costa-riquenha.

85' - Mais um remate de longe de Philippe Coutinho, mais uma defesa simples para Keylor Navas.

84' - Cartão amarelo para Jhonny Acosta. O costa-riquenho tentou 'queimar' tempo e Bjorn Kuipers não perdoou.

83' - Costa Rica esgota as substituições. Saiu David Guzmán, entrou Yeltsin Tejeda.

81' - Cartão amarelo para Neymar e Philippe Coutinho. Os jogadores contestaram a arbitragem e foram admoestados.

78' - Momento polémico na grande área da Costa Rica! Neymar cai após lance com González e o árbitro Bjorn Kuipers apontou para a marca da grande penalidade. No entanto, após recorrer ao VAR, voltou com a decisão atrás.

75' - Nova substituição na Costa Rica. Francisco Calvo rende Cristian Gamboa.

72' - Neymar a centímetros do golo! O avançado aproveitou uma 'oferta' da defesa da Costa Rica e cavalgou em direção à baliza. No entanto, o remate colocado saiu ligeiramente ao lado.

69' - Tite volta a mexer na equipa. Lança Roberto Firmino para o lugar de Paulinho.

68' - Susto na grande área brasileira! Com Alisson batido, Bolaños subiu às alturas para cabecear para o golo, mas Miranda, imperial, desviou à última hora.

63' - Neymar volta a tentar o golo. No entanto, agora a bola saiu 'frouxa' para as mãos do guarda-redes costa-riquenho.

58' - O Brasil está a 'sufocar' a Costa Rica! Agora foi a vez de Philippe Coutinho, a atirar rasteiro para nova defesa de Navas.

56' - Que enorme defesa de Keylor Navas! Neymar apareceu completamente sozinho na grande área, e, quando os brasileiros já se preparavam para gritar golo, o guarda-redes disse 'não' com uma grande estirada.

54' - O selecionador costa-riquenho mexe na equipa. Sai Marcos Ureña e entra Christian Bolaños.

49' - Mais uma grande oportunidade de golo! Gabriel Jesus cabeceou em cheio no ferro da baliza costa-riquenha. Na insistência, valeu Gamboa a desviar um novo remate do avançado, que levava selo de golo.

48' - Brasil perto do golo no arranque da segunda parte! Após uma jogada de insistência, Casemiro cruza para o coração da área, onde Keylor Navas foi mais forte do que Neymar e agarrou a bola.

46' - Arranca a segunda parte do Brasil-Costa Rica. Tite lança Douglas Costa para o lugar do 'apagado' Willian.

45' - Bjorn Kuipers apita para o intervalo. Jogo nada fácil para o Brasil diante de uma Costa Rica que prima pela segurança defensiva. A bola tem pertencido, em grande parte, ao escrete, que até já teve um golo anulado por fora-de-jogo. No entanto, a melhor oportunidade de golo pertenceu mesmo aos costa-riquenhos, quando Celso Borges, aos 13 minutos, atirou a centímetros da baliza.

41' - À beira do intervalo, eis que surge o primeiro remate à baliza. Marcelo partiu do lado esquerdo e, à entrada da área, atirou rasteiro para defesa segura de Keylor Navas.

39' - Momento polémico na grande área da Costa Rica. Paulinho choca com um adversário e cai. O árbitro atrasou o reinício do jogo, mas, após indicação do VAR, decidiu nada assinalar.

34' - O Brasil vai controlando o jogo (já leva 68% de posse de bola) mas continua com dificuldades em entrar na grande área. Agora, foi a vez de Willian rematar de fora da área. E, mais uma vez, muito por cima da baliza.

30' - Coutinho volta a tentar a sorte de fora da área. Partiu do lado esquerdo para dentro e rematou, mas a bola saiu muito longe do alvo.

26' - Golo anulado ao Brasil! Willian rematou de fora da área e a bola vai ter com Gabriel Jesus, que, em posição irregular, remata para o fundo das redes à guarda de Keylor Navas. A repetição não deixa dúvidas: o avançado estava mesmo adiantado.

18' - Toque delicioso de Neymar sobre Venegas, que teve de recorrer à falta para o travar. O astro brasileiro tem tido pouco espaço, mas tem conquistado vários pontapés-livres nas imediações da área da Costa Rica.

13' - Tão perto o golo da Costa Rica! Gamboa avançou pelo lado direito do ataque e cruzou para Celso Borges, que, no coração da grande área, atirou a centímetros da baliza brasileira. Está dado o primeiro sinal de alerta no encontro.

12' - Casemiro obrigado a abandonar temporariamente o terreno de jogo. O médio do Real Madrid chocou com um adversário e ficou a sangrar do nariz.

7' - Agora é a vez de Gamboa tentar a sorte, também fora da grande área... e também muito por cima da baliza de Alisson.

3' - Philippe Coutinho ensaia o primeiro remate do jogo. No entanto, a tentativa do médio, de fora da grande área, sai muito por cima.

0' - Bjorn Kuipers dá o apito inicial em São Petersburgo. Já se joga o Brasil-Costa Rica.

'Onze' do Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Casemiro, Paulinho, Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

'Onze' da Costa Rica: Navas; Gamboa, González, Acosta, Duarte, Oviedo; Guzman, Borges; Bryan Ruiz, Venegas e Ureña.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório