É já esta sexta-feira que Portugal entra em ação no Campeonato do Mundo, e logo diante da poderosa seleção espanhola. A partida inaugural do grupo B irá disputar-se em Sochi e está marcada para as 19h00.
Antes disso, esta quinta-feira, Fernando Santos fez a antevisão à partida. Confira.
Fernando Santos
Jogo clássico? Claro, são dois países que têm muito em comum. São clássicos do futebol mundial. São duas equipas que têm como objetivo vencer o jogo e ambas acreditam que o podem fazer. A Espanha tem uma forma de estar no jogo muito consolidada e, com certeza, não será alterada por causa do treinador. Não há equipas perfeitas. Estamos fisicamente e mentalmente preparados para isso. Respeitamos todos os adversários e uma equipa como a Espanha mais ainda. Vamos procurar vencer o jogo.
Portugal não vence nas estreias de fases finais desde 2008: A história é passado. O que importa é o presente e o presente é amanhã. Queremos 'matar', acabar com esse dado de não conseguirmos vencer o primeiro jogo.
Saída de Lopetegui afetou a Espanha? O importante é que amanhã será a estreia de Portugal e Espanha. Do outro lado, estará Fernando Hierro, e desejo que faça um excelente campeonato. O resto de tudo é acessório. O que importa é o que as equipas vão fazer.
Portugal jogará em 4x4x2? Nenhum de nós vai aqui entregar o jogo um ao outro. Cada um tem o seu jogo e a sua estratégia montada. Não posso responder a esta pergunta.
Amanhã será o melhor jogo da primeira fase? Tem tudo para isso. O ambiente é bom, o estádio também. Portugal, apesar de longe, terá vários adeptos a assistir. A Espanha terá também vários adeptos. São duas equipas com jogadores de grande qualidade. O primeiro jogo num Campeonato do Mundo é sempre um jogo mais difícil, em todos os aspectos. Tem tudo para ser um bom jogo de futebol. Espero que seja uma festa para o futebol e que Portugal vença.
Cristiano Ronaldo: É um extraordinário jogador e capitão. Tem uma qualidade decisiva. É uma figura importante. Mas mais importante do que ele ou eu, somos nós. Portugal.
Equipa chega em 'ponto rebuçado' ao jogo com a Espanha? Nunca chegarás a 100%, depois de uma época desgastante para os jogadores. Eu acredito que a equipa está preparada, isso sim. A equipa sabe o que deve fazer. As equipas não jogam sozinhas.
João Moutinho
Expetativas: São boas e grandes. Penso que será uma grande competição. Estão todos de parabéns pela competição. Esperamos dar o nosso máximo e atingir os nossos objetivos aqui na Rússia.
Espanha trocou de treinador: Penso que não trará nenhum efeito negativo. A Espanha preparou-se da melhor forma possível. Penso que essa mudança não irá alterar muito a sua forma de jogar. Esperamos uma equipa extremamente forte e unida, que nos vai criar muitas dificuldades. Queremos estar dentro do jogo e tentar sair vitoriosos.
Rescisões do Sporting, influência na equipa? Isso não influencia em nada. Estamos todos focados em atingir os nosso objetivos. Estamos focados e unidos. Não estamos a olhar para o que se passa noutras seleções ou para o que se passa fora da seleção. Sabemos a nossa responsabilidade e o que temos de fazer dentro de campo.
Portugal é ou não favorito? Portugal não é favorito mas está entre os candidatos. É normal que outros sejam considerados favoritos, por tudo o que já conquistaram e por toda a sua história. Sabemos da nossa qualidade, sabemos que temos uma equipa jovem e concentrada, que ambiciona algo. Queremos dar o nosso melhor a cada jogo. Começamos já, amanhã, com a Espanha.
Que pressão tem Portugal? Pressão temos em todos os jogos. Conquistámos o Campeonato da Europa mas pressão temos sempre. É uma pressão boa. Temos de dar o nosso melhor para conseguir ganhar os jogos. A pressão está no máximo, somos nós próprios que a metemos em nós, porque representamos um país que nos apoia com o coração.
Moutinho será titular? Isso é uma pergunta que cabe ao mister responder, e se quiser. Ninguém está garantido. Não podemos levar as coisas por aí. Todos temos trabalhado de uma forma excecional. Todos queremos jogar e ajudar a Seleção a atingir os seus objetivos.