O vencedor da principal honra para um protagonista é Gary Oldman, que conquista assim o seu primeiro Óscar pela sua portentosa interpretação de Winston Churchill em 'The Darkest Hour' ('A Hora Mais Negra').
O filme, realizado por Joe Wright, acompanha a nomeação de Churchill como primeiro-ministro, em maio de 1940, após a demissão de Neville Chamberlain, em plena conquista da Europa pela Alemanha nazi. Acompanha-se também a evacuação das tropas britânicas das praias de Dunquerque, em França, eventos também levados ao ecrã por 'Dunkirk', de Christopher Nolan.
Gary Oldman tem, aos 60 anos de idade, uma longa carreira que passa pelo cinema, pelo teatro e pela televisão. Alguns dos seus papéis mais memoráveis são o de Drexl em ‘The Romance’ (‘Amor à Queima-Roupa, 1993) e como George Smiley em ‘Tinker Tailor Soldier Spy’ (‘A Toupeira’, 2011).
Em 'Tinker Tailor Soldier Spy', filme baseado na obra homónima de John Le Carré, Oldman recebeu a sua primeira nomeação da Academia de cinema norte-americano, como Melhor Ator, pela sua elegante e intensa interpretação do agente secreto George Smiley.