Meteorologia

  • 21 JUNHO 2018
Tempo
23º
MIN 23º MÁX 23º

Edição

Luso-canadiano venceu prémio de figurinistas com 'A forma da água'

O luso-canadiano Luís Sequeira venceu um dos prémios do 'Costume Designers Guild', o sindicato norte-americano dos figurinistas, com o trabalho que desenvolveu no filme "A forma da água", de Guillermo del Toro.

Luso-canadiano venceu prémio de figurinistas com 'A forma da água'
Notícias ao Minuto

14:15 - 22/02/18 por Lusa

Cultura EUA

Luís Sequeira venceu na categoria de 'Excelência em Filme de Época', na qual competia com Jeffrey Kurland (por 'Dunkirk'), Ellen Mirojnick ('O Grande Showman'), Alexandra Byrne ('Um Crime no Expresso do Oriente') e Mark Bridges ('Linha Fantasma'), dos prémios do sindicato dos figurinistas, que foram entregues na terça-feira à noite, numa cerimónia em Beverly Hills, no estado norte-americano da Califórnia.

O luso-canadiano está nomeado para os Óscares, que são entregues a 04 de março, na categoria de Melhor Guarda-Roupa, também por 'A forma da água', na qual compete com Jacqueline Durran ('A bela e o monstro' e 'A hora mais negra'), Mark Bridges ('Linha Fantasma') e Consolata Boyle ('Vitória & Abdul').

Luís Sequeira nasceu no Canadá, onde vive atualmente, filho de portugueses, e tem dupla nacionalidade. A comemorar 30 anos de carreira, considerou, em declarações à Lusa, este mês, que a nomeação para os Óscares "é o momento mais alto" da sua carreira profissional.

Esta não foi a primeira vez que Luís Sequeira trabalhou com o realizador mexicano: o 'designer' luso-canadiano foi responsável pelo guarda-roupa da série de televisão 'The Strain', que se estreou nos Estados Unidos em 2014.

Tal como 'A forma da água', muitas das filmagens de "The Strain", que tem o vampirismo como tema central, decorreram no Canadá.

Luís Sequeira é também responsável pelo guarda-roupa de filmes de terror como 'Mamã', de 2013, protagonizado por Jessica Chastain, 'Carrie', também de 2013, e 'A Coisa', de 2011.

O filme de Guillermo del Toro, que se estreou em Portugal a 01 de fevereiro, é o mais nomeado à 90.ª edição dos Óscares.

'A forma da água' compete em 13 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização (Guillermo Del Toro), Melhor Atriz (Sally Hawkins), Melhor Atriz Secundária (Octavia Spencer), Melhor Argumento Original (Guillermo Del Toro e Vanessa Taylor) e Melhor Ator Secundário (Richard Jenkins).

Na categoria de Melhor Montagem de Som, pelo filme de Guillermo del Toro, está nomeado um outro lusodescendente, Nelson Ferreira.

Nascido em 1965, no Canadá, filho de pais portugueses da zona da Mealhada, Nelson Ferreira estudou Belas Artes antes de entrar para a Escola de Cinema de Londres, de onde regressou ao Canadá em 1987. Atualmente vive e trabalha em Toronto, como editor de som.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.