Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Já são conhecidos os primeiros finalistas do Festival da Canção 2018

A canção 'Só por ela', interpretada por Peu Madureira, foi a mais votada pelo público na primeira semifinal do Festival da Canção, que apurou domingo sete finalistas para competir pela representação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

Notícias ao Minuto

06:52 - 19/02/18 por Lusa

Cultura Música

Janeiro, Catarina Miranda, Anabela, Beatriz Pessoa, Joana Barra Vaz e Joana Espadinha foram os outros intérpretes também apurados neste concurso transmitido e organizado pela RTP e cuja votação foi feita, em igual valor, por um júri e pelo público.

'Sem título', interpretada por Janeiro, foi a canção com mais votos do júri, 'Pra te dar abrigo', de Anabela, 'Para sorrir eu não preciso de nada', de Catarina Miranda, 'Zero a zero', de Joana Espadinha, e 'Anda estragar-me os planos', de Joana Barra Vaz, foram as outras canções apuradas.

O tema 'Eu te amo', composto por Mallu Magalhães e interpretado por Beatriz Pessoa, acabou por ficar de fora da final, depois de um erro no televoto, que a RTP viria a admitir esta segunda-feira. Assim, foi o tema ‘Sem Medo’, da autoria de Jorge Palma e interpretado por Rui David, que ficou apurado para a final do Festival da Canção.

À edição deste ano do Festival da Canção concorrem 26 temas que disputam a escolha do sucessor de Salvador Sobral para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que escolheu um dos temas.

A RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita no concurso, e a estes juntaram-se três autores que responderam a concursos.

Nesta primeira semifinal, decorrida no estúdio da RTP e emitida em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP Play, competiram 13 canções: os temas compostos por José Cid (interpretado pelo próprio), Diogo Clemente (Peu Madureira), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz), Janeiro (Janeiro), Jorge Palma (Rui David), JP Simões (JP Simões), Júlio Resende (Catarina Miranda), Benjamim (Joana Espadinha), Mallu Magalhães (Beatriz Pessoa), Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos), Paulo Praça (Maria Amaral) e Rita Dias (Rita Dias).

A segunda semifinal está marcada para 25 de fevereiro, também no estúdio da RTP, em Lisboa, e a final decorre a 4 de março, em Guimarães.

De cada semifinal sairão sete finalistas escolhidos por um júri que este ano volta a ser presidido por Júlio Isidro.

A acompanhar o apresentador estão os cantores Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral e Sara Tavares, a radialista Ana Markl, o jornalista Mário Lopes e os compositores Tozé Brito e António Avelar Pinho.

Além das músicas a concurso, nas duas semifinais João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo vão debruçar-se sobre o cancioneiro de Carlos Paião.

O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório