Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Espaço Llansol ganha nova casa em Campo de Ourique já na sexta-feira

Maria Gabriela Llansol tem uma nova casa dedicada à sua obra, em Lisboa, cuja cerimónia de inauguração, na sexta-feira, contará com apresentação de textos inéditos e de um filme sobre a descoberta do espólio da escritora.

Espaço Llansol ganha nova casa em Campo de Ourique já na sexta-feira
Notícias ao Minuto

20:33 - 23/11/17 por Lusa

Cultura Literatura

O Espaço Llansol (associação que se dedica ao estudo da obra literária de Maria Gabriela Llansol) tem uma nova casa, chamada "A Casa de Julho e Agosto", na Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, que vai abrir oficialmente no próximo dia 24 de novembro, data de aniversário da escritora, falecida em 2008.

Segundo informação disponível na página oficial do Espaço Llansol, na cerimónia de inauguração será evocada alguma da escrita de Maria Gabriela Llansol sobre Campo de Ourique, de 1949 a 2004, através da leitura de alguns textos pelo ator Diogo Dória e da apresentação de um caderno de inéditos.

Durante a sessão, será também projetado um vídeo que dá conta da descoberta do espólio de Llansol e do seu aproveitamento para as casas de Sintra e Lisboa.

O nome dado a esta nova casa deve-se ao facto de o espólio da escritora ter regressado entre julho e agosto "ao lugar onde tudo começou, no bairro de Campo de Ourique, que a viu nascer e crescer para a escrita".

De acordo com o 'site', em finais de 2003, Maria Gabriela Llansol manifestou o desejo de regressar às suas origens em Campo de Ourique, que na altura não foi possível.

No entanto, essa intenção e as manifestações claras do seu apego ao bairro de Lisboa onde nasceu estão patentes em muitas páginas dos seus cadernos de escrita.

É em campo de Ourique que Maria Gabriela Llansol desperta para o mundo e para a escrita, na infância e sobretudo na adolescência e juventude, antes do exílio belga, e depois de ter casado com Augusto Joaquim, em 28 de setembro de 1965, na Igreja de Santa Isabel, no ponto de convergência da rua onde o marido nasceu com a rua onde está a casa que acolhe agora o seu grande espólio.

Entre o regresso da Bélgica, em 1985, e o fim da vida, a escritora nunca deixou de ir a Campo de Ourique, para visitar a sua amiga de infância Lurdes, frequentar os cafés, os restaurantes e as lojas do bairro.

As suas visitas a Campo de Ourique tinham por vezes até o simples propósito de se sentar a ler e a escrever no Jardim da Parada, à sombra da grande 'metrosideros excelsa', comummente conhecida como árvore-de-fogo, que haveria de evocar em páginas de "Amigo e Amiga".

A nova casa do espaço Llansol assinala o "regresso simbólico" de Maria Gabriela Llansol àquele bairro e à rua que termina no cemitério onde foi sepultada há quase dez anos.

Esta iniciativa foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, pelo que a cerimónia de inauguração contará com as presenças da vereadora da cultura, Catarina Vaz Pinto, e do presidente da junta, Pedro Cegonho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório