O projeto, intitulado Vista D'Olhos - Portugal Hoje, resultou de deslocações dos três profissionais de fotografia pelo país, em maio de 2013, e é promovido pela Estação Imagem - Associação Cultural, com o apoio do Turismo de Portugal e inserido no Ano Portugal no Brasil.
A fotógrafa Marizilda Crupe registou 21 fotos em 11 locais do Norte de Portugal: um casal no teleférico de Gaia, a Ponte D. Luís, Casa da Música, Livraria Lello ou espaços da Fundação de Serralves (Porto), o Douro vinhateiro, Museu do Côa, mas também Marco de Canaveses, a Casa de Mateus (Vila Real), Guimarães, Braga ou Gerês, entre outros.
Já Maurício Lima foi do mar à neve, de Lisboa à Serra da Estrela, com passagens por várias localidades como Cascais e Sintra, as praias da Ericeira e Nazaré ou a Universidade de Coimbra.
Pelo Alentejo interior, mas também costeiro e Algarve, andou Christian Cravo, do Mosteiro Flor da Rosa (Crato) e Castelo de Vide, passando pela coudelaria de Alter do Chão, Elvas, Vila Viçosa, Évora, Monsaraz, albufeira do Alqueva, Ria Formos, Silves, Albufeira, Sagres, Arrifana e Sines.
Luís Matoso, do Turismo de Portugal (TP), refere num texto que acompanha a apresentação da iniciativa, que esta "dá a conhecer distintos aspetos de Portugal que o olhar dos fotógrafos do outro lado do atlântico encheu de peculiar significado".
Ainda de acordo com o responsável do TP, o projeto Vista D'Olhos - Portugal Hoje "mostra uma cultura, na sua vertente histórica e contemporânea, mas também a maneira particular de ser e de estar de um povo".
A exposição, que tem curadoria de Luís Vasconcelos, diretor da Estação Imagem, pode ser visitada no Brasil "em espaços comerciais de grande afluência de público": em São Paulo, entre hoje e 21 de julho, no Jardim Sul Shopping, e no Fashion Mall do Rio de Janeiro, entre 27 de julho e 04 de agosto.