Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Maria Gabriel Llansol e edição literária em destaque no Festival Silêncio

O Festival Silêncio, que faz da palavra um ponto de encontro cultural em Lisboa, terá em setembro um ciclo dedicado a Maria Gabriela Llansol, outro sobre edição literária independente e, pela primeira vez, uma rádio.

Maria Gabriel Llansol e edição literária em destaque no Festival Silêncio
Notícias ao Minuto

19:35 - 01/08/17 por Lusa

Cultura Lisboa

O Festival Silêncio, que se apresenta como um evento que celebra a palavra através da música, cinema, artes plásticas e conferências, decorrerá de 28 de setembro a 01 de outubro, em vários espaços do Cais do Sodré, em Lisboa.

De acordo com a organização, pela primeira vez o Festival Silêncio concretiza o projeto de uma estação de rádio - a Rádio Silêncio -, que poderá ser escutada 'online' ou sintonizada na zona do Cais do Sodré (num raio de cinco quilómetros durante os quatro dias). A direção criativa é entregue a Pedro Coquenão, mentor de Batida.

O ciclo dedicado a Maria Gabriel Llansol - que morreu em 2008 - incluirá uma 'performance' de Miguel Bonneville, inspirada na obra da escritora, uma exposição com obras de, entre outros, Ilda David, Rui Chafes, Pedro Proença, Duarte Belo e Teresa Huertas, e uma atuação do Coro Feminino de Lisboa.

Quanto à edição independente, o Festival Silêncio convidou várias editoras, como a Snob, que lançará 'Teatro Vertical', a Triciclo, que fará uma exposição e oficinas para famílias, e a Douda Correria/Miasoave, com lançamentos previstos de obras de Dulce Maria Cardoso e de Luca Argel.

Em Lisboa, a convite do festival estará o filósofo Achille Mbembe no programa de conferências dedicadas ao tema 'Vozes do Sul', e população local do Cais do Sodré poderá participar num Recital Popular.

Estão previstos ainda atuações de Bruno Pernadas, Capicua com Pedro Geraldes e o espectáculo "Os Velhos Também Querem Viver", a partir de um texto homónimo de Gonçalo M. Tavares, com direção musical de Pedro Lucas e a interpretação de Carlão, Zeca Medeiros, Selma Uamusse, Manuela Oliveira e Joana Alegre.

A programação completa do Festival Silêncio será revelada a 22 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório