Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ecofestival em torno do Museu do Casal anima Monte Redondo

O Museum Festum, um "ecofestival" que decorre em torno do Museu do Casal, no concelho de Leiria, e que se define pela diversidade, vai animar de 03 a 06 de agosto a freguesia de Monte Redondo.

Ecofestival em torno do Museu do Casal anima Monte Redondo
Notícias ao Minuto

20:02 - 25/07/17 por Lusa

Cultura Leiria

A quarta edição assume a ecologia como matriz de atuação, que se desdobra em três vertentes: a ambiental, a humana e a cultural. "É um dos festivais selecionados pelo programa 'Sê-lo Verde' do Ministério do Ambiente", adiantou à Lusa o responsável pela comunicação do evento, Tiago Gil Gomes.

De entre as medidas 'verdes' apresentadas, destacam-se o aquecimento de água através de painéis solares, a iluminação LED e um copo reutilizável e amigo do ambiente.

"Só faz sentido fazer um festival quando traz algo de diferente dos festivais que acontecem pelo país. É preferível não organizarmos o evento todos os anos, mas fazê-lo quando estão reunidas as melhores condições", acrescentou o porta-voz da organização.

Explicando que se trata de um "ecofestival" participativo e comunitário que junta expressões artísticas como a música, artes plásticas e performativas, oficinas e exposições em torno do Museu do Casal de Monte Redondo, Tiago Gil Gomes referiu que o Museum Festum surgiu em 2012 com um conceito inovador: "um festival em torno de um museu".

Desta forma, proporcionou, "através das diversas expressões artísticas, a partilha de memória, de conhecimento, e uma fusão artística e cultural entre o rural e o urbano".

Além de concertos, haverá espaço para o desporto, com partidas de petanca, xadrez ou ténis de mesa, e para o cinema, com a exibição dos filmes vencedores do Leiria Film Fest 2017.

"A realização do festival junto ao museu apela ao espírito comunitário", porque o Museu do Casal de Monte Redondo foi criado no contexto da Nova Museologia, um movimento ligado a uma reflexão social e comunitária.

Tiago Gil Gomes acrescentou que nas últimas três edições o festival se tornou "um acontecimento de vivência plena procurando as pessoas não só como espetadores, mas também como atores que dão o seu contributo ao festival", acrescenta uma nota da organização.

"A produção do Museum Festum é realizada de forma democrática, clara e partilhada. É um espaço aberto à reflexão, onde se pensa em novas formas de cidadania participativa e pratica a sustentabilidade ambiental", lê-se no comunicado.

Tiago Gil Gomes adiantou que já estão confirmadas as presenças dos First Breath After Coma, Farra Fanfarra, Ditch Days, Equations, Catraia, Astrodome, Fuzzil, Palmiers, Mr. Gallini, Alforjs, Yesterday, The Cage Cabarrett, Zentex, Desterronics e Catapulta, entre outros.

"Tentamos ser um pouco diversificados no estilo de música e ser o mais abrangente possível", rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório