Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Finlandês Aapo Häkkinen dirige orquestra Os Músicos do Tejo no CCB

O cravista e maestro finlandês Aapo Häkkinen vai dirigir um "Concerto para a paz", com a orquestra Os Músicos do Tejo, a decorrer no dia 13 de abril, no grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Finlandês Aapo Häkkinen dirige orquestra Os Músicos do Tejo no CCB
Notícias ao Minuto

16:20 - 05/04/17 por Lusa

Cultura Maestro

O concerto liderado pelos três intérpretes - o maestro Aapo Häkkinen e os fundadores d'Os Músicos do Tejo, Marco Magalhães e Marta Araújo - está marcado para as 21:00 e inclui obras dos compositores barrocos Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Claudio Monteverdi, além dos renascentistas Guillaume Dufay e Tomás Luis de Victoria e do contemporâneo Arvo Pärt.

Aapo Häkkinen iniciou os estudos de cravo aos 13 anos de idade, na Academia Sibelius, em Helsínquia, estudou com o cravista Bob van Asperen, no Conservatório de Amesterdão, com Pierre Hantaï, em Paris, e foi orientado pelo musicólogo, cravista e regente holandês Gustav Leonhardt.

Detentor de vários prémios, Aapo Häkkinen apresentou-se como solista e maestro em países europeus, e também na Turquia, Israel, Japão, Estados Unidos, Brasil e México, além de ser diretor artístico da Orquestra Barroca de Helsínquia, desde 2003.

Os Músicos do Tejo, orquestra fundada em 2005, é um projeto musical dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo.

Em parceria com o CCB, já produziram cinco óperas, editaram quatro discos e apresentaram-se em vários concertos em Portugal e no estrangeiro.

"La Spinalba", de Francisco António de Almeida, "Lo Frate'nnamorato", de Giovanni Battista Pergolesi, e "Le Carnaval et la Folie", de André-Cardinal Destouches, são algumas das obras recuperadas pelo agrupamento, com estreias modernas no CCB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório