Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

João Gusmão e Pedro Paiva expõem 'animais que ao longe parecem moscas'

'Os animais que ao longe parecem moscas' é a exposição que é iaugurada no sábado, na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, com objetos de bastidores dos filmes realizados por João Maria Gusmão e Pedro Paiva.

João Gusmão e Pedro Paiva expõem 'animais que ao longe parecem moscas'
Notícias ao Minuto

12:21 - 23/03/17 por Lusa

Cultura S. João da Madeira

Os dois artistas levam assim ao Núcleo de Arte da Oliva mais de 40 peças que definem como "um conjunto de ventos, eletrodomésticos, seres e coisas recolhidas nos bastidores dos filmes" que vêm dirigindo.

Muitas dessas peças são "inéditas", sendo que a mostra incluirá não apenas filmes e esculturas cinéticas, mas principalmente "objetos e artefactos que ora foram protagonistas, ora serviram como figurantes", nos filmes que a dupla realizou ao longo dos últimos 15 anos, e com os quais consolidou a sua presença em relevantes circuitos expositivos internacionais.

"Mas não se pense que não haverá cinema ou, tão-pouco, a fantasmagoria do celuloide", declaram os artistas num texto enviado à agência Lusa. "Se bem que a mostra ofereça sobretudo objetos mais ou menos sólidos, promete-se que nos subtis movimentos dos espíritos das coisas ver-se-ão fantasmas", referem.

João Maria Gusmão (1979) e Pedro Paiva (1978) desenvolvem desde 2001 uma parceria artística para criação de objetos, instalações, fotografias e curtas-metragens.

Em 2015, o jornal britânico The Guardian apontou-os como autores de uma das dez melhores exposições do ano (pela mostra 'Papagaio', que esteve patente em Milão, Berlim e Londres) e o Art Newspaper destacou-os como criadores em ascensão no panorama artístico internacional.

Selcionados diversas vezes para representar Portugal na bienal de S. Paulo e também na de Veneza, onde foram inclusivamente dos mais jovens participantes nacionais de sempre, os dois artistas procuram explorar nos seus objetos e narrativas a fusão possível entre arte e ciência.

O título da mostra agora a inaugurar na Oliva é uma alusão à obra 'Outras Inquisições', em que o escritor argentino Jorge Luís Borges conta que a enciclopédia chinesa 'Empório Celestial de Conhecimento Benévolo' não se limitava a classificar os animais apenas como vertebrados e invertebrados, antes os distribuindo por categorias como as dos embalsados, amestrados, fabulosos e dos que "ao longe parecem moscas".

No espaço da antiga fábrica da metalúrgica Oliva, o espetador será assim conduzido por um conjunto de quatro palcos em que poderá observar um determinado grupo de peças e testemunhar, "sem mediações ou outros constrangimentos, alguns dos desconcertantes fenómenos" revelados por João Maria Gusmão e Pedro Paiva.

À semelhança dos animais guardados "nos museus de História Natural ou na Monalisa", os artefactos que a dupla recolheu para a Oliva deverão encarar o visitante "como se estivessem vivos". Será "uma exposição de 'zombies'", admitem os artistas.

A mostra 'Os animais que ao longe parecem moscas' é inaugurada este sábado, às 18:30. Estará patente ao público até final de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório