Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 19º

Carlos Leitão apresenta amanhã 'Sala de Estar'

O músico e fadista Carlos Leitão apresenta na sexta-feira, em Lisboa, o seu novo álbum, "Sala de Estar", constituído por 15 originais, com autorias de Júlio Resende, Rui Veloso e do próprio Carlos Leitão.

Carlos Leitão apresenta amanhã 'Sala de Estar'
Notícias ao Minuto

10:18 - 02/03/17 por Lusa

Cultura Álbum

'Sala de Estar' sucede ao álbum de estreia a solo, 'Do Quarto', editado em 2013, e conta com a participação, entre outros, da atriz Lia Gama no tema 'Terra Certa' e da cantora Cuca Roseta em 'Fado de um Tempo Incerto', dois temas de autoria (letra e música) de Carlos Leitão

Além de 'Terra Certa', Carlos Leitão assina a letra e música de 'A noite fica-me bem', que interpreta com Pedro Calado, Hugo Balelas, Buba Espinho e David Pereira, e de 'Premonição'.

'Do Quarto' o músico passou à 'Sala de Estar', referindo que deixa de parte o recato solitário das quatro paredes para abrir uma porta que está 'demasiadas vezes fechada ao exterior'.

O CD abre com o Fado Daniel, de Daniel Gouveia, no qual interpreta uma letra sua, 'O Telefonema'. Tiago Torres da Silva, distinguido em 2011 com o Prémio Amália Rodrigues/Poesia, é a única exceção num álbum em que todas as letras são de Carlos Leitão. De Torres da Silva, o fadista gravou 'O Tempo que me é Dado', que interpreta numa melodia de Fernando Freitas.

Os outros compositores são Mário Pacheco, Jorge Fernando e Custódio Castelo, todos distinguidos com Prémios Amália, Henrique Leitão, seu irmão, e ainda Paulo Paz, Guilherme Banza, Júlio Resende e Rui Veloso.

'Era condição 'sine qua non' que os convidados reunissem duas características indissociáveis: o meu reconhecimento artístico e pessoal. E estou tremendamente feliz com o resultado', afirmou o músico.

Nascido no Alentejo há 37 anos, Carlos Leitão neste CD inclui um tema de cante alentejano, 'A noite fica-me bem'.

Em estúdio, o fadista acompanhou-se a si próprio à viola, contando com Henrique Leitão na guitarra portuguesa e, na viola-baixo e contrabaixo, Carlos Menezes.

Sobre o álbum, afirmou Carlos Leitão: 'Esta é a minha sala de estar, feita de memórias, de saudades, da celebração da vida e da família, onde cabe sempre quem por bem vier. Cá estarei à vossa espera. Sentem-se e sirvam-se! Deixem-se estar à vontade...'.

O álbum é apresentado na sexta-feira às 18:30 no Hotel Nau Palácio do Governador, em Lisboa, sendo Carlos Leitão acompanhado por Henrique Leitão, Carlos Menezes e Luís Pontes (viola).

O fadista tem agendado um espetáculo de apresentação do CD no vizinho Centro Cultural de Belém, no dia 20 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório