Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Ana Margarida de Carvalho vence Prémio Literário

A escritora Ana Margarida de Carvalho venceu, por unanimidade, o Prémio Literário Manuel de Boaventura, atribuído, pela primeira vez, pelo município de Esposende, foi hoje divulgado.

Ana Margarida de Carvalho vence Prémio Literário
Notícias ao Minuto

23:00 - 21/02/17 por Lusa

Cultura Unanimidade

"O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ao romance 'Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato', editado em 2016, sustentando que a 'decisão reflete o facto de se tratar de uma obra dotada de um imaginário poderoso e servida por uma força narrativa invulgar, visível não apenas no modo denso como convoca ressonâncias intertextuais, como pelo seu invulgar merecimento estético-expressivo'", lê-se no comunicado da edilidade.

Ao prémio concorreram 113 títulos "provenientes tanto de Portugal como de países de língua oficial portuguesa".

"Apesar de Ana Margarida de Carvalho ainda ser uma novel romancista, a verdade é que revela uma enorme maturidade literária, sobretudo se aferida pela sua capacidade de conduzir, com mão segura, uma narrativa de fôlego e pautada por uma inegável originalidade", afirma o júri que foi presidido por Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, da Universidade do Minho, e constituído ainda, por António Manuel Ferreira, da Universidade de Aveiro, e Maria Luísa Leite da Silva, da Câmara de Esposende.

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com "o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã", que viveu entre 1885 e 1973, e tem o valor pecuniário de 7.500 euros e periodicidade bienal, contemplando as modalidades de Romance e Contos, de autoria de escritores de língua portuguesa.

'Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato', já em 2.ª edição, é o segundo romance de Ana Margarida de Carvalho, foi editado pela Teorema, em abril do ano passado.

A escritora, natural de Lisboa, é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa. O seu primeiro romance, 'Que Importa a Fúria do Mar' venceu, também por unanimidade, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritiores em 2013.

Como jornalista, segundo informação editorial, "as suas reportagens valeram-lhe uma dezena de distinções, entre as quais o Prémio Revelação Gazeta".

Repórter, cronista, guionista, crítica de cinema, tem vários contos publivados em revistas e colectâneas, foi prefaciadora da reedição do romance 'Alexandra Alpha', de José Cardoso Pires, com a chancela da Relógio d'Água, e é coautora, com Sérgio Marques, do livro infantil 'A Arca do É', publicado também pela Teorema.

A cerimónia de entrega do galardão "ocorrerá em data a anunciar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório