Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

'Wake Me Up Before You Go Go'. E foi ele quem partiu sem avisar

Depois de David Bowie, Leonard Cohen ou Prince, George Michael partiu no ano que tem ceifado dos maiores vultos do mundo artístico.

'Wake Me Up Before You Go Go'. E foi ele quem partiu sem avisar
Notícias ao Minuto

08:30 - 26/12/16 por João Oliveira

Cultura George Michael

Last Christmas, I gave you my heart, but the very next day, you threw it away’, parece ter sido mesmo isto que George Michael nos fez na noite de ontem, em que viria a entristecer-nos antes de irmos dormir. O cantor britânico morreu, aos 53 anos, “pacificamente” durante o Natal que passava na sua casa em Oxfordshire, no Reino Unido.

Bom aspeto, capacidades líricas e vocais e as escolhas quase sempre certas. George Michael tinha tudo para dar certo. E deu. Para trás, deixa um reportório onde estão muitas das músicas mais ouvidas e vendidas do seu tempo, entre elas o famoso ‘Last Christmas’, sempre recordado nesta altura do ano.

Foi nos anos 80 que, juntamente com Andrew Ridgeley, formou os ‘Wham!’, dupla inovadora e recreadora do estilo Pop e com quem viria a ter as primeiras pequenas fortunas com os primeiros milhões de álbuns a serem vendidos em semanas. A ascensão foi rápida e George Michael, Georgios Kyriacos Panayiotou de nascença, nem deu pela sua transformação repentina de adolescente em ídolo à escala mundial. Mais tarde, viria a optar pela autonomia de um cantor a solo, e nem o isso afastou as luzes da ribalta, pelo contrário, intensificou-as, especialmente com o lançamento de ‘Faith’, que viria a ser um sucesso de vendas por todo o mundo.

Contudo, viria a fazer manchetes pelas razões erradas: Em 1998 o seu nome começou a aparecer nos media pelas piores razões, depois de anos em que se recusou a falar sobre a sua alegada homossexualidade, foi detido por atentado ao pudor na Califórnia, nos Estados Unidos.

O incidente foi posteriormente parodiado no videoclip 'Outside' pelo próprio músico que veio a declarar abertamente ser homossexual, bem como a revelar a relação com o norte-americano Kenny Goss.

Já em outubro de 2006, assumiu que tinha conduzido sob o efeito de drogas, a mesma prática que viria a obrigá-lo a pagar uma caução em 2008 pela posse de drogas como o crack ou cocaína. Em setembro de 2010, chegou inclusive a cumprir uma pena de prisão de oito semanas, ao entrar com o seu Range Rover por um centro comercial dentro, também devido ao consumo abusivo de drogas.

George Michael será, porém, sobretudo lembrado pelos mais de 100 milhões de álbuns que vendeu, para não falar da quantidade de músicas que criou e que, durante semanas, foram singles a ocupar o primeiro lugar das tabelas do Reino Unido (‘Wake Me Up Before You Go Go’ (1984); ‘Freedom’ (1984); ‘Careless Whisper’ (1984); ‘I’m Your Man (1985)’; ‘The Edge of Heaven’ (1986); ‘A Different Corner’ (1986); ‘I Knew You Were Waiting For Me’ (1987); ‘Don’t Let the Sun Go Down on Me’ (1991); ‘Five Live EP’ (1993); ‘Jesus To A Child’ (1996) e ‘Fastlove’ (1996)).

George Michael esteve apenas uma vez em Portugal, em 2007 no Estádio Municipal de Coimbra, por ocasião dos 25 anos de carreira.

Saliente-se que durante a última década da sua vida teve alguns problemas de saúde, tendo estado à beira da morte em 2011 devido a uma pneumonia, tendo sido obrigado uma traqueotomia.

Hoje, o mundo volta a chorar com a perda de mais uma voz que marcou gerações, tendo já sido várias as reações à sua morte.

Depois de David Bowie, Prince e Leonard Cohen, este foi também o ano em que perdemos George Michael.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório