Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

E quem vendeu mais discos em 2016 foi... Mozart

Tudo graças a uma nova edição de uma caixa de CD’s, lançada em homenagem ao 225º aniversário da morte do compositor.

E quem vendeu mais discos em 2016 foi... Mozart
Notícias ao Minuto

17:59 - 13/12/16 por João Oliveira

Cultura Música

Facilmente irá estranhar se lhe dissermos que quem vendeu mais discos este ano não foi um dos artistas mais ouvidos no Spotify, seja ele Drake, Beyoncé, Kanye West ou Adele. Não, quem mais discos vendeu em 2016 foi o compositor do século XVIII: Wolfgang Amadeus Mozart.

Já passaram mais de 220 anos desde que Mozart morreu, mas isso não o impede de ajudar quem ainda tem acesso ao seu trabalho a faturar milhões.

Mas como é que alguém, falecido há 225 anos, vende mais discos do que qualquer artista contemporâneo? É fácil – edições póstumas.

Em outubro deste ano, foi lançada uma nova edição de uma caixa de CD’s, em homenagem ao 225º aniversário da morte do compositor. E nas cinco semanas após o lançamento, foram vendidos 1.25 milhões de discos.

Mas será que nasceu um súbito e generalista interesse pela música clássica? Não. Como explica o portal Quartz, bastou que seis mil pessoas comprassem esta coletânea, visto que lá dentro estão contidos, nada mais nada menos, do que duas centenas de discos, o que justifica o preço de venda da edição, algo como 500 dólares, cerca de 470 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório