E quem vendeu mais discos em 2016 foi... Mozart

Tudo graças a uma nova edição de uma caixa de CD’s, lançada em homenagem ao 225º aniversário da morte do compositor.

Notícia

© Getty Images

João Oliveira
13/12/2016 17:59 ‧ 13/12/2016 por João Oliveira

Cultura

Música

Facilmente irá estranhar se lhe dissermos que quem vendeu mais discos este ano não foi um dos artistas mais ouvidos no Spotify, seja ele Drake, Beyoncé, Kanye West ou Adele. Não, quem mais discos vendeu em 2016 foi o compositor do século XVIII: Wolfgang Amadeus Mozart.

Já passaram mais de 220 anos desde que Mozart morreu, mas isso não o impede de ajudar quem ainda tem acesso ao seu trabalho a faturar milhões.

Mas como é que alguém, falecido há 225 anos, vende mais discos do que qualquer artista contemporâneo? É fácil – edições póstumas.

Em outubro deste ano, foi lançada uma nova edição de uma caixa de CD’s, em homenagem ao 225º aniversário da morte do compositor. E nas cinco semanas após o lançamento, foram vendidos 1.25 milhões de discos.

Mas será que nasceu um súbito e generalista interesse pela música clássica? Não. Como explica o portal Quartz, bastou que seis mil pessoas comprassem esta coletânea, visto que lá dentro estão contidos, nada mais nada menos, do que duas centenas de discos, o que justifica o preço de venda da edição, algo como 500 dólares, cerca de 470 euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas