Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Torre dos Clérigos doa 50 mil euros a instituição de Matosinhos

A irmandade que tutela a Igreja e a Torre dos Clérigos, no Porto, doou à Casa Kastelo, em Matosinhos, os 50 mil euros que recebeu enquanto vencedora do Prémio Vasco Vilalva, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian pelas obras de restauro naquele conjunto.

Torre dos Clérigos doa 50 mil euros a instituição de Matosinhos
Notícias ao Minuto

21:35 - 20/09/16 por Lusa

Cultura Solidariedade

A Casa Kastelo é a primeira unidade de cuidados continuados pediátricos constituída na Península Ibérica e foi inaugurada em junho pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para funcionar de modo experimental durante um ano e servir de modelo à expansão da rede prevista pelo Ministério da Saúde.

"A nossa maior alegria é dar sorrisos àquelas crianças e famílias que vivem fases críticas e difíceis da vida. Este dinheiro vai fazê-las mais felizes e menos preocupadas", disse hoje à Lusa o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, na cerimónia de entrega do prémio.

Américo Aguiar revelou que o dinheiro vai permitir à Kastelo, da Associação Nomeiodonada, pôr em funcionamento a sala de terapias, ficando a Igreja e Torre dos Clérigos como "padrinho" dessa ala.

E acrescentou: "a Torre dos Clérigos é agora a Torre do Kastelo".

A nova unidade de cuidados continuados pediátricos está situado em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, vai estar aberta 24 horas por dia, com uma unidade de dia e outra de internamento, com capacidade para acolher 30 crianças.

O presidente da Irmandade realçou que não poderia usar este prémio de outra forma porque a Casa Kastelo é um projeto "muito importante".

Durante este ano, a Torre dos Clérigos, cujos 85% dos visitantes são estrangeiros, deu mais de 400 mil euros da receita das bilheteiras a 12 instituições nacionais.

"Esta partilha é fundamental e bem demonstrativa do que deve ser um coração solidário", afirmou.

Já o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, entendeu a recuperação do edifício "extraordinária", daí considerar a atribuição "mais que justa".

"É uma obra de arquitetura notável e um exemplo a replicar, sendo importante que se valorize o património português", realçou.

O turismo é "importantíssimo" para a cidade e a Torre dos Clérigos é disso exemplo, por isso, vê-la renascida é "fantástico", salientou o autarca do Porto, Rui Moreira.

O bispo do Porto, António Francisco dos Santos, ressalvou que as obras de recuperação do 'ex-libris' do Porto é a expressão da arte e exemplo de abertura da igreja à sociedade.

Classificado Monumento Nacional em 1910, a Igreja e Torre dos Clérigos é propriedade da Irmandade dos Clérigos, e o projeto da sua recuperação e restauro foi elaborado por uma equipa multidisciplinar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório