Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

'Paisagem Portuguesa', de Carlos Queiroz, volta a ser lançada

A obra 'Paisagem Portuguesa', da autoria do poeta e ensaísta Carlos Queiroz, publicada há mais de sete décadas, mas quase desconhecida, volta a ser editada pela Feitoria dos Livros, que a pretende "resgatar do esquecimento", anunciou a editora.

'Paisagem Portuguesa', de Carlos Queiroz, volta a ser lançada
Notícias ao Minuto

14:05 - 23/05/16 por Lusa

Cultura Poesia

Carlos Queiroz (1907-1949), poeta do segundo modernismo, foi um colaborador influente da revista Presença, dirigida por João Gaspar Simões, José Régio e Branquinho da Fonseca, na companhia de Fernando Pessoa e Almada Negreiros.

O crítico de arte e ensaísta, que dirigiu as revistas Panorama e Litoral, publicou 'Paisagem Portuguesa' em 1940, obra agora de novo editada com um ensaio de Rodrigo Sobral Cunha, que será apresentada, na terça-feira, no Palácio de Seteais, em Sintra.

O poeta, que colaborou também com as publicações Revista de Portugal, Ocidente, Atlântico, Vamos Ler, revelou, num número especial da Presença, dedicado a Fernando Pessoa, 'os amores deste poeta por sua tia Ophelia Queiroz, publicando algumas cartas', revela numa nota a Feitoria dos Livros, chancela da Colares Editora.

A nova publicação do texto de Carlos Queiroz tem como objetivo "a redescoberta de um grande poeta, que soube aliar com felicidade altos dons criativos a um alargado conhecimento científico na vivência da Paisagem Portuguesa", explicou Rodrigo Sobral Cunha, professor do IADE- Instituto de Arte, Design e Empresa.

O docente acrescentou que o autor foi amigo de Fernando Pessoa, que lhe prestou a sua "admiração poética", e de Almada Negreiros, que o retratou, "mas o seu desaparecimento precoce lançou-o numa espécie de esquecimento de que esta iniciativa [editorial] o pretende resgatar".

Além de 'Paisagem Portuguesa', o ensaísta viu publicados ainda em vida outros dois livros de poesia da sua autoria: 'Desaparecido' (1935) e 'Breve Tratado de Não-Versificação (1948).

"A paisagem portuguesa parece esperar - parece esperar por nós. Há muitos séculos", constatou Carlos Queiroz, citado pela editora, na obra agora publicada.

Segundo Maria Rolim, da Colares Editora, a ilustração da capa é uma aguarela do pintor Bernardo Marques, contemporâneo de Carlos Queiroz, que 'escrevia de uma maneira envolvente', olhando para 'a componente geográfica, filosófica e poética' dos lugares.

O novo título da coleção Viagens & Literatura da Feitoria dos Livros vai ser lançado no salão nobre do Palácio de Seteais, em Sintra, com apresentação do cineasta António-Pedro Vasconcelos, do filósofo Joaquim Domingues e de Rodrigo Sobral Cunha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório