Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Duas dezenas de filmes e várias estreias mundiais em destaque no Cinecôa

O Festival Internacional de Cinema de Foz Côa - Cinecôa tem início hoje e prolonga-se até domingo, com duas dezenas de filmes a concurso, dos quais alguns são "estreias mundiais", provenientes de oito países.

Duas dezenas de filmes e várias estreias mundiais em destaque no Cinecôa
Notícias ao Minuto

10:05 - 20/11/15 por Lusa

Cultura Foz Côa

Em declarações à agência Lusa, a programadora do festival, Ana Castro, disse que houve um conjunto de duas dezenas de filmes, que foram para uma seleção oficial, que será avaliada por um júri e pelo público e estão divididas por curtas-metragens, longas-metragens e cinema de ficção.

"Alguns dos filmes a concurso serão estreais mundiais, havendo igualmente estreias nacionais, o que vai enriquecer a edição deste ano do festival de Cinema de Vila Nova de Foz Côa [distrito da Guarda] ", acrescentou a responsável.

Os países representados na mostra cinematográfica do Douro Superior são Brasil, Espanha, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Luxemburgo, México, Portugal e Ucrânia.

Além destas exibições, haverá um espaço para o dito "cinema científico", cujos filmes serão da responsabilidade de alunos das universidades do Porto (UP) e de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD).

"Haverá alunos da UP e da UTAD que frequentam disciplinas relacionadas com o cinema, que vão apresentar os seus próprios filmes relacionados com o vale do rio Douro, que depois suscitará um debate em torno da forma de como o cinema poderá valorizar o território duriense", explicou Ana Castro.

No meio do debate estará o produtor cinematográfico Tino Navarro, que "avaliará" as propostas apresentadas pelos alunos universitários.

No espaço dos auditórios estará presente uma exposição de desenhos do filme ‘Até ao teto do Mundo’, a primeira longa-metragem do cinema português de animação.

"Sessões para a infância e juventude marcarão a tarde do primeiro dia e espaços para o documentário, a comédia e confronto marcam a programação das tardes do Cinecôa", destacou.

O festival ficará ainda marcado por uma homenagem, logo na noite de abertura, ao produtor cinematográfico Tino Navarro, natural de Vila Flor, no distrito de Bragança.

Com uma seleção oficial que inclui documentários, curtas-metragens e longas-metragens de ficção, as noites do Cinecôa serão marcadas, diz a organização, por "grandes acontecimentos cinematográficos", mas não só.

Na noite de sábado, após a exibição do filme multipremiado ‘Pecado fatal’, de Luís Diogo, subirá ao palco Daniela Galbin com a sua banda para um concerto pela noite dentro.

Na noite de domingo, dia 22, o encerramento do festival será marcado com um cine-concerto pelo compositor, guitarrista e cineasta Joaquim Pavão. A partir do seu último filme ‘Miragem’, as imagens e os sons irão invadir o Auditório Municipal de Foz Côa, onde decorre todo o festival.

Vários realizadores irão apresentar os seus filmes, com estreias nacionais, e em estreia mundial será apresentada a última obra da realizadora Lardyanne Pimentel, ‘Aves, Paixão Europeia’.

A iniciava cinematográfica, conta com a participação de instituições do ensino superior na área dos audiovisuais e é uma organização da Câmara de Vila Nova de Foz Côa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório