O Festival realiza-se até 02 de agosto, com palcos instalados no centro cultural local, no castelo, no convento de Nossa Senhora da Estrela, na igreja de S. Tiago, na arena de St.º. António das Areias, e nas ruínas romanas de Ammaia, onde atua Katia Guerreiro, com a Orquestra Clássica do Sul, sob a direção de Cesário Costa, no dia 01 de agosto.
O diretor artístico do certame, o maestro alemão Christoph Poppen, dirige o concerto de abertura com a Orquestra Gulbenkian, em que a violinista Clara Jumi Kang é solista. O programa deste concerto é constituído pela abertura ‘Inês de Castro’, de Vianna da Motta, o Concerto para Orquestra e Violino, de Max Bruch, e a Sinfonia n.º3, ‘A Escocesa’, de Felix Mendelssohn.
A Orquestra Gulbenkian, em estágio, realiza, no dia 26 de julho, um concerto no sítio arqueológico de Ammaia, sob a direção de Joana Carneiro, em que será interpretada a Sinfonia n.º 5, de Gustav Mahler.
A programação inclui a celebração de uma missa, no dia 26 de julho, na igreja de N.S. da Estrela, com acompanhamento pelo violinista Christoph Poppen. Também neste domingo, e neste templo, atua, às 16:00, o ensemble Capella Duriensis, com um programa que inclui alguns compositores alentejanos como Estevão de Brito (1570-1641) e Diogo Dias Melgás (1638-1700).
A missa de domingo, dia 02 de agosto, na igreja de N.S. da Estrela, é também acompanhada musicalmente pelo Coro e Orquestra de Câmara de Colónia, sob a batuta de Poppen.
A Orquestra de Câmara de Colónia tem agendado um concerto no dia 27 de julho, no castelo, em que são solistas a soprano Juliane Banse e o violoncelista Danjulo Ishizaka.
Danjulo Ishizaka é também o solista do concerto pelo Quarteto Signum, de Colónia, no dia 01 de agosto, às 12:00, na igreja de S. Tiago.
A Orquestra e Coro Divino Sospiro, sob a direção de Massimo Mazzeo, atua também no dia 01 de agosto, mas, às 17:00, na igreja de N.S. da Estrela. Este grupo, com sede no palácio de Queluz, irá interpretar peças de Mozart e Niccoló Jommelli.
Em comunicado, a organização defende um festival "que vá além de um mero entretenimento só para alguns" e que relacione "vários estilos musicais, da música clássica ao fado e à música espiritual improvisada", integrando a programação "as artes visuais, a dança, ou tantas outras formas de expressão artística passíveis de se lhe associar".
Uma das artes que se associa a este Festival, é o cinema com a exibição, no dia 27 de julho, do filme-ópera ‘The hunter's bride’, de Carl Maria von Weber, numa realização de Jens Neubert. A exibição será feita na estação ferroviária de Beirã, nos arredores de Marvão.
O concerto de encerramento, no dia 02 de agosto, às 19:00, no castelo, é protagonizado pelo Quarteto Signum, o Quarteto Hufo Wolf e pela Orquestra de Câmara de Colónia, com a soprano Juliane Banse, como solista, e a direção de Christoph Poppen.