Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Festival Internacional de Artes na Rua com mais de 300 artistas

Mais de 300 artistas vão promover cerca de 50 horas de espetáculos no primeiro ALMARTE - Festival Internacional de Artes na Rua, "o maior evento artístico multidisciplinar do sul de Portugal", que começa na sexta-feira, em Almodôvar.

Festival Internacional de Artes na Rua com mais de 300 artistas
Notícias ao Minuto

12:07 - 14/05/15 por Lusa

Cultura Almodôvar

O festival, dirigido ao público em geral e com entradas gratuitas, vai decorrer até domingo, no ambiente urbano entre o Convento de N. Sra. da Conceição e a Praça da República, naquela vila do distrito de Beja.

Segundo divulgou hoje a Câmara de Almodôvar, a promotora, o festival inclui espetáculos de música, "stand-up comedy", dança, teatro, magia e artes circenses, "workshops" e animações, como graffiti, "vídeo mapping" (projeção de vídeos em fachadas de edifícios), artes plásticas, marionetas, homens estátua, sapateado, ilustração, banda desenhada e arruadas.

Na área da música, o programa do festival, além de sessões de dj's, inclui os espetáculos de Herman José, na sexta-feira, às 23:30, da banda Virgem Suta, no sábado, às 23:30, e dos fadistas Ana Valadas e Miguel Camões, no domingo, às 22:30.

Na área da comédia, o festival inclui três espetáculos de "stand-up comedy", sempre a partir das 21:30, o primeiro na sexta-feira, com António Raminhos, Joana Madeira e Eduardo Madeira, o segundo no sábado, com Aldo Lima, e o terceiro no domingo, com Nilton e Jorge Serafim.

Durante o festival, VILE, "um dos mais prestigiados artistas de spray/graffiti" portugueses, vai construir, ao vivo e através de várias técnicas de spray, um mural em graffiti alusivo aos humoristas participantes no ALMARTE e que servirá de "pano de fundo" do palco onde irão decorrer os espetáculos de "stand-up comedy".

Nos intervalos, VILE irá desenvolver "workshops" de grafitti dirigidos aos mais jovens, os quais, na área das artes gráficas urbanas, poderão também frequentar oficinais de banda desenha e ilustração com os desenhadores Susa Monteiro e Paulo Monteiro.

Através de um projeto de "vídeo mapping", desenvolvido pelo coletivo Dub Video Connection, sob a designação de "Coloris", os visitantes, nas noites de sexta-feira e sábado, vão poder elaborar desenhos e pinturas numa consola digital, os quais serão projetados, em tempo real, nas paredes do Convento de N. Sra. da Conceição, "propiciando um espetáculo visual interativo nunca antes experimentado no Alentejo", explica a autarquia.

No final de cada intervenção, os autores poderão tirar uma fotografia junto à sua obra, "guardando para a posteridade um momento único e irrepetível", frisa o município.

Um desfile de grupos corais alentejanos, um "workshop" de sapateado com Michel, animações do Palhaço Enano, uma demonstração de tango e a apresentação da peça "É um regalo na vida à beira de água morar", pelo Grupo de Teatro Jodicus, são outras ofertas do festival.

O ALMARTE inclui mais um espetáculo de magia, com Miguel Pinheiro, um de artes circenses, com cuspidores de fogo, malabaristas, andas gigantes e monociclo, e outro de ballet clássico espanhol e flamenco, com as Hermanas Romero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório