Minutos antes de partir rumo a Washington, João Semedo ainda estava incrédulo com o convite que foi feito pela Casa Branca à sua banda de house music.
“Quando nos disseram, pensámos que não era verdade. Pensámos que era uma brincadeira. Então perguntámos se podia mandar mais informação e foi uma surpresa muito grande”, contou o vocalista de 23 anos à Lusa.
João Semedo, de nome artístico JSomething, disse desconhecer o motivo pelo qual a sua banda foi escolhida, mas acredita que é pelo “bom trabalho” que tem desenvolvido.
“Existimos há um ano e meio e em 2012 ganhámos prémios para a melhor banda da África do Sul, melhor música e fomos nomeados para os prémios da MTV. Acho que foi por isso que nos chamaram para representar África”, afirmou.
O português frisou que é para os Micasa “uma honra muito grande” actuar na festa de tomada de posse de Barack Obama.
“E também é uma honra para a África do Sul e para a África. Obama é uma pessoa muito especial em África porque foi o primeiro Presidente negro nos Estados Unidos e isso é uma coisa muito importante, que dá muita esperança à África do Sul. Por isso, é uma honra tocar para ele”, disse.
João Semedo leva na bagagem a esperança de poder conhecer o Presidente norte-americano e de tirar uma fotografia com ele, mas afirma que, se isso não acontecer, “estar lá já é especial”.
Obama toma posse formalmente no domingo numa cerimónia privada e na segunda-feira fará o juramento solene no Capitólio e discursará aos norte-americanos.
É também na segunda-feira que se realizam várias festas por Washington para assinalar a tomada de posse, entre as quais o concerto onde os Micasa vão actuar.