A 12.ª edição do evento decorre até ao dia 27 de março e homenageia este ano o poeta José Régio (1901-1969) e o brasileiro Manuel Bandeira (1886-1968), assim como os portugueses Mário Cláudio, Álvaro Magalhães, Ana Marques Gastão e Inês Fonseca Santos, que marcarão presença na "Peregrinação Poética" pelas ruas da cidade, no dia 20.
"A campanha Poesia à Mesa é um evento multifacetado, em que participam poetas e artistas consagrados, a par de outros emergentes e das associações locais", declarou à Lusa fonte da presidência da autarquia.
"Estrategicamente, tanto a sua componente educativa como a cultural cumprem um importante papel de valorização pessoal dos sanjoanenses e de todos os que nos visitam a propósito da iniciativa", acrescenta o mesmo responsável.
Durante duas semanas, a obra dos autores homenageados em 2015 circulará pela cidade em dois formatos, o primeiro dos quais envolve uma série de materiais como toalhetes de mesa, sacos de pão, bases de copos, aventais e lápis, sempre com um retrato estilizados dos poetas em causa e alguns dos seus versos.
A segunda forma de divulgação abrange eventos concretos como tertúlias, apresentações de livros, exposições, conferências, oficinas, um concurso de poesia e declamações em contexto fabril - nomeadamente nas unidades que integram o roteiro local de Turismo Industrial.
Um dos pontos altos dessa programação será a conferência de 19 de março com o escritor Mário Cláudio, na Biblioteca Municipal, e outro a "Peregrinação Poética" noturna do dia seguinte, com animação de rua e recitais informais por parte dos poetas homenageados vivos, dos atores Joaquim Nicolau e Pedro Lamares, e ainda do declamador José Fanha.
A 21, Dia Mundial da Poesia, os Paços da Cultura recebem, por sua vez, um serão poético com o ator António Capela e a harpista Ana Isabel Dias.