Brasil faz história nos Óscares. 'Anora' foi o grande vencedor da noite

Filme 'Anora' foi o mais premiado da 97.ª edição dos Óscares. Já 'Emilia Pérez', que somava 13 nomeações, venceu dois Óscares.

Notícia

© Myung J. Chun / Los Angeles Times via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
02/03/2025 22:09 ‧ 02/03/2025 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura

Óscares

A 97.ª edição dos Óscares, prémios norte-americanos de cinema, premiou 22 categorias, desde o Melhor Filme ao Melhor Guarda-Roupa. 

 

O filme 'Anora' arrecadou cinco Óscares, desde Melhor Atriz, Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Edição e Melhor Argumento Original. O filme de Sean Baker conta a história de uma 'stripper' norte-americana que se casa com o filho de um oligarca russo. A base do enredo permitiu ao apresentador desta edição dos Óscares, o comediante Connan O'Brien, fazer a única piada obviamente política da noite: "Acho que os americanos estão entusiasmados por ver alguém finalmente enfrentar um russo poderoso".

Adrien Brody conquistou o Óscar de Melhor Ator pelo desempenho no filme 'O Brutalista'.

'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, levou a língua portuguesa aos distinguidos, ao conquistar o Óscar de Melhor Filme Internacional.

O filme de Walter Salles, que também estava nomeado para Melhor Filme e Melhor Atriz Principal, pela interpretação de Fernanda Torres, já premiada nos Globos de Ouro, remete para o período da ditadura militar do Brasil (1964-1985), recuperando a história do político Rubens Paiva, que foi preso, torturado e morto, e da mulher, a resistente Eunice Paiva.

O musical 'Emilia Pérez', que somava 13 nomeações - um recorde para um filme em língua não inglesa -, premiado no Festival de Cannes, viu desta vez a popularidade cair sobretudo por causa das mensagens da atriz, depois de ter sido criticado pela forma como representou a comunidade trans, ao contar a história de um chefe de um cartel mexicano de droga que fez uma transição de género.

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas